Navegando pelas redes sociais, muitas coisas ficam evidentes. Por exemplo, que a maioria de nós, gostamos de afirmar, auto afirmar, nos firmar. Explico. Gostamos de afirmar quando compartilhamos e divulgamos um comentário de outrem, sobre todo e qualquer assunto. A autoafirmação ocorre quando o comentário, é a opinião pessoal do navegante. Nos firmamos quando concordamos com fatos, opiniões alheias e nossas, com as quais nos identificamos.
O instrumento comumente utilizado, para isso. Sabemos, são os recursos áudio visuais de toda espécie, em formato midiático. Amplamente utilizada a escrita, a leitura, os sinais gráficos, a expressão corporal, etc. Todo esse arsenal de instrumentos, é utilizado para que se possa exercer a liberdade de se expressar. Liberdade, claro, vigiada. Pra isso existem os acordos de privacidade, que poucos tem paciência e disponibilidade pra ler.
Vamos dar nome aos bois: No aplicativo Facebook. Lá somos tudo que quisermos ser. Escritores, filósofos, educadores, comentaristas político, esportivo, religioso etc. Damos dicas de saúde, de pequenos consertos, de como vai estar o tempo no dia seguinte. Hoje, por exemplo, lá na minha página, encontrei estas pérolas:
“POR QUE TENHO BARRIGA GRANDE? PORQUE APANHAVA MUITO. E MÃE DIZIA ENGOLE O CHORO!”
“ENVELHECENDO? QUE NADA! TÔ VIRANDO UM CLÁSSICO!”
“ANTES DE SAIR POR AÍ PUBLICANDO AS FESTAS QUE DEU LEMBRE-SE DE PAGAR AS PESSOAS.”
"TEM GENTE QUE É DE CORAÇÃO, OUTROS DECORAÇÃO.”
“A VONTADE DE BATER PERNAS É GRANDE. MAS O MEDO DE BATER AS BOTAS É MAIOR!”
Vamos confabular a respeito de termos já existentes, evidenciados agora, em tempos de pandemia.
“FLEXIBILIDADE: É a característica do que é flexível, ou seja, aquilo que consegue se dobrar com facilidade; qualidade de maleável. Fonte: significados.com.br”
É preciso que entendamos que este termo pode ser usado, no sentido sintático da gramática, de duas formas: conotação e denotação. Conotativo, no sentido literal da palavra: o atleta tem um corpo flexível; Denotativo (ou figurado) Vejamos este exemplo:
“...a flexibilidade de um indivíduo é a qualidade de compreender, aceitar ou assumir as opiniões, ideias ou pensamentos de outras pessoas, A capacidade de um indivíduo conseguir realizar várias atividades ou ocupações ao mesmo tempo, pode ser considerada um tipo de flexibilidade.
Com o advento da internet, e as tecnologias de comunicação e informação, a presença física do profissional no ambiente de trabalho passou a não ser um fator imprescindível. Muitas empresas contratam funcionários com “horários flexíveis”.
FLEXIBILIDADE E PANDEMIA: Muitos estabelecimentos comerciais, em tempos de Coronavírus, tiveram que se adaptar à nova realidade. Isso da forma mais rápida possível. O uso da internet, do delivery, dos aplicativos nas transações comerciais, as vendas "on line". Isso é flexibilização. Não dá pra dizer que o comércio “enverga mais não quebra”. Pois, muitos fecharam suas portas."Quebraram", literalmente!
FLEX: “A etimologia da palavra, o adjetivo vem do Latim: “Flexibilis”; sugere algo que se pode dobrar, curvar, ou envergar com facilidade. Qualidade de maleável, fácil de manejar. O termo ganhou destaque com a criação de veículos automotores Flex, que podem ser abastecido com tipos diferentes de combustível Fonte: palimanan.com.br”
REFLEXÃO: O Google diz que é: "substantivo feminino: ato ou efeito de refletir(-se); (sentido figurado) concentração do espírito sobre si próprio, suas representações, ideias, sentimentos."
UM POUCO DE HUMOR, PRA ENCERRAR:
BODE GAIATO X PANDEMIA
“-Tomou o remédio pra o Covid?
-Tomei à 1h atrás.
-Oxe! E não era pra tomar agora?
-É pra pegar o vírus de surpresa!”
“-Doutor! A vacina vai doer?
-Dói um pouco. Mas quando for mais tarde não dói mais.
-Então, vamos deixar pra mais tarde.Né?”
“Eu tenho um amigo que mente tanto. Que se ele me der “Boa Noite!”
Eu vou abrir a janela, pra ver se é mesmo noite.”
“-Passo o dia com sono. E quando é de noite não consigo dormir. O que faço?
-Oxe! Vá morar no Japão!”
Fabio Campos, 05 de Dezembro de 2020.
Comentários