Aproxima-se o pleito eleitoral. Alguém aí lembra a musiquinha, do também candidato a presidência da República Eymael? Era assim: “Ey-ey-ey Eymael um democrata cristão/ pra presidente é 27/ e o nome é Eymael/ pela família e pela nação”. Um desses site sobre política, diz que é a 5ª vez que Eymael sai candidato. E o excêntrico Levy Fidelix com sua calva e bigode inconfundíveis? Esse não sei se é candidato.
Confesso, bateu-me certa saudade, daquele tempo (apesar de não fazer tanto tempo assim). Você deve lembrar, as brigas, se acirravam, mais entre os candidatos, nos debates, que entre eleitores. Pelo menos era o que aparentava. Saudosismos a parte, o povo terá, neste pleito eleitoral, a oportunidade de refazer história. Uma vez que temos candidatos como João Goulart Filho, Jair Bolsonaro que de certa forma remete-nos a revolução de 64, o golpe militar, e tantos outros momentos sombrios de nossa história, que poucos conhecem de verdade. E muitos, mesmo sem conhecer, desejam que volte.
Mas, e os nomes excêntricos de candidatos? São vários os sites, que citam os mesmo nomes.
ALCEU DISPOR 24hs – Deputado Estadual – Goiás
NINGUÉM – Dep. Estadual – Bahia
CHIBIL – Dep. Estadual – São Paulo
LAGARTIXA DO PLASTICO – Minas
AGORA É NÓIS – Dep. Estadual – Espírito Santo
JOÃO RASGADO – Dep. Estadual – Minas
Há também muitos, com nomes de super-heróis: Pelo Amapá temos: BATMAN, HOMEM ARANHA e EDDIE MURPHY; HOMEM DE FERRO por Minas Gerais; WOLVERINE pelo Distrito Federal. Aqui em Alagoas teremos dois palhaços candidatos (só dois?). Palhaço Pimpolho e Palhaço Pirulito; “Lobão” sósia do famoso cantor, é candidato a reeleição, como deputado estadual. E tem “Papa-Capim” que popularizou-se através das redes sociais.
Um site observou uma curiosidade, que gostaríamos de compartilhar: entre os candidatos, é preferência nacional, eles/elas se auto denominarem: professores, pastores e doutores. Isso levou-me a um questionamento, que nada tem a ver com eleição. A Bíblia Sagrada, cita em vários momentos [Antigo e Novo Testamento] os Mestres e os Doutores da Lei, como sendo dos cargos mais alto da sociedade do tempo de Jesus. Claro, ficando ali, na hierarquia logo à baixo dos monarcas, principados e governadores. E no meio acadêmico? Qual o mais alto posto que alguém poderia almejar?
“Em termos de estudo, tudo aquilo que vem depois da graduação é pós-graduação. Pode ser especialização ou doutorado. Muita gente trata “pós” como um sinônimo exato de “especialização”. Mas calma lá. Mestrado também é “pós” MBA também. No Brasil, existem dois tipos de cursos de pós-graduação. “lato sensu” e “stricto sensu”. Esses palavrões em Latim quer dizer ”especialização” e “mestrado e doutorado” respectivamente. Portanto quem faz pós-lato está fazendo a tal da especialização. Fonte: observatoriodaimprensa.com.br”
Pra encerrar, umas piadas.
Essa é velha. Conta meu amigo Marcelo Fausto, que no passado, tivemos um Juiz de Direito muito culto, também professor do Ginásio Santana. Dr. João Ioiô Filho. Andando no meio da feira livre, dia de sábado. Notou um matuto portando uma lapa de faca peixeira. Daí o inquiriu energicamente:
-Entregue-me essa faca!
-E quem é o senhor?
-O Juiz de direito!
-Ah! Dô não. Pensei que era um “sordado” de poliça.
Já aqui na internet, foi a vez do Bode Gaiato dizer: “Meu sonho e ver os políticos brigando pelo povo, com a mesma força que o povo briga por eles nas redes sociais.”
Sobre hierarquia, uma, com os bonecos da ‘Patrulha da Cidade’:
Um senhor liga para uma empresa. E é muito mal atendido. Daí dispara:
-Escuta aqui! Você sabe com quem está falando?
-Não...
-Com o dono da empresa!
-E o senhor sabe com quem está falando?
-Não.
-Ainda bem!
FABIO CAMPOS, 02 de Outubro de 2018. No nosso blog, em breve: FACE A FACE.
Comentários