2016: ENFIM A MATURIDADE!

Fábio Campos

Fazendo um trocadilho com os números do ano que se inicia. Temos enfim um ano com maturidade suficiente para votar! Afinal o século e o milênio acabam de completar idade da maioridade eleitoral 16 anos! No entanto pode o ano, que ora se inicia, abonado pelo nosso caduco código penal, cometer muitos delitos: roubar, assaltar, matar [sendo seu primeiro crime] será réu primário; beber e dirigir embriagado matar no trânsito; consumir drogas, prevaricar, cometer peculato, formar quadrilha, cometer improbidade administrativa, falsidade ideológica, etc etc etc. Pode o ano de 2016 fazer tudo isso, e terá seus direito de menor de idade [que é quem tem apenas 16] garantido por lei.

Na China para cada ano que se inicia um animal o simboliza. Na terra do oriente, terra do sol nascente, será esse [2016] o ano do Macaco. Parodiando nossos irmãos amarelos. Considerando ainda, nosso tradicional jogo do Bicho, no Brasil 2016 seria o ano de 2 bichos: Peru e Leão!

A palavra do ano 2016? Tem sites especializados em escolher a cada ano a palavra que simbolizará o ano que começa. Infelizmente não deu pra descobrir. A pesquisa exige paciência. Paciência? Taí uma ótima sugestão. Fé, Persistência, Equilíbrio, Atenção, Animosidade, Temperança. Talvez o mundo esteja carente é dos sete dons do Espírito Santo; Fortaleza, Sabedoria, Ciências, Conselho, Piedade, Temor de Deus. A igreja católica declara este o ano da “Misericórdia”

Mas, qual é a origem dessa palavra?
“Misericórdia é um sentimento de compaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria alheia. Tem origem Latina, formada pela junção de ‘miserere’ (ter compaixão) e ‘cordis’ (coração). “Ter compaixão [vinda do] coração; ser solidário com outra pessoa.
Fonte: significados.com.br Há ainda muitas outras expressões ligadas ao termo; Bandeira da misericórdia, Mãe da Misericórdia, Obras da Misericórdia [são 14]; casa da misericórdia, golpe de misericórdia e [acredite!] até punhal da misericórdia.

Como foi prometido na crônica anterior. Os outros 15 termos ou expressões com animais. Do site terra.org.br/30 expressões.com.animais

FAZER DE GATO SAPATO – Humilhar subjugar. Segundo Ari Riboldi no Livro “Bode Expiatorio” vem da premissa que o gato sendo inimigo do cachorro por esse sendo posto debaixo de seus pés seria a maior das humilhações.

AMIGO URSO – Amigo Falso. Segundo uma Fabula de La Fontaine um urso se dizia amigo de uma raposa mas a intensão era, enche-la de elogios para adquirir confiança e comê-la.

BÊBADO COMO UM GAMBÁ- Bêbado Ébrio. Segundo a tradição campestre esse bicho gosta de bebida alcoólica.

DAR COM OS BURROS N’ÁGUA - Se Dar Mal. Vem da fábula de dois homens com dois burros um com carga de algodão e outro de sal. Na travessia do rio as cargas ambas são perdidas.

ESPÍRITO DE PORCO – Pessoa má. Vem das religiões ligadas ao judaísmo em que se acreditava que o porco era um animal impuro.

VOLTAR A VACA FRIA – VOLTAR PRA PIOR. Depois de se servir do que é bom retornar a um prato sem gosto.

CAVALO DADO NÃO SE OLHA OS DENTES – Aprender a Nunca Reclamar de Um Presente. No mundo dos negócios é deselegante criticar algo ganhado.

CANTO DO CISNE – Algo Incrível, inacreditável. É sabido que os cisnes não cantam, algo relacionado a isso é considerado algo esplêndido, formidável.

GATO PINGADO – Pequena Quantidade de gente junta. No antigo oriente era comum atirar óleo quente nos criminosos e animais agourentos entre eles os gatos. Como eram poucos os que se aventuravam ver o espetáculo associaram a pequena quantidade de público.

GÊNIO DE CÃO – Indivíduo Difícil – Segundo a tradição o cão é um animal genioso. Referindo ao demônio e não ao animal tido como melhor amigo do homem.

MINHOCAS NA CABEÇA – Preocupações Inúteis. Vem de adágio agrários. Já que a minhoca promove aeração e umidificação do solo, enche a terra de vento e água, assim estaria a cabeça de alguém que está com pensamentos sem nexos.

MEMÓRIA DE ELEFANTE – Ter Boa Memória. A tradição hindu diz que os elefantes nunca esquecem.

TIRAR O CAVALO DA CHUVA – Perder as Esperanças – Um visitante que pensasse em ir embora logo, o dono da casa aconselhava pra acomodar o animal e se preparar para ficar mais tempo.

ESTAR COM A MACACA – Estar virado no capeta. Por superstição [inclusive no nordeste brasileiro] é comum se substituir o nome do demônio por outros termos semelhante, como: “está com o cão no couro”. Nada tem haver com o cachorro, e sim com o demônio.

OLHA O PASSARINHO – Fique Atento. Antigamente para tirar uma foto era uma demora pra manter a atenção e a concentração principalmente das crianças o fotógrafo utilizava uma gaiola com pássaros.

Lembrei-me que tem também: O cão chupando Manga; servir de Cobaia, engolir sapo; matar um leão todo dia; pentear macacos; dar bom dia a cavalo; macacos me mordam!
Pra começo de ano tá bom. Piadas? [fraca que só caldo de peixe!]

O irmão mais velho do Joãozinho:

-Pai tirei 8.5
-Em que Teste?
-Do bafômetro.

Na aula de Entomologia, o professor de Ciências pergunta:

-Joãozinho, que Bicho deve trabalhar muito para que sua mãe possa vestir um lindo vestido da mais pura seda?

-Meu pai professor...


Fabio Campos 03 de janeiro de 2016

Comentários