Viajar, fazendo turismo pelo mundo afora em busca de emoções, é prática salutar reservada, principalmente, aos aposentados e aos que estejam gozando sagradas férias. Lugares famosos, conhecidos por suas belezas naturais, história e cultura, sempre despertaram desejos e aspirações ao turista sonhador.
Na manhã ensolarada do dia 6 deste novembro, com céu sem nuvem e soprando um ventinho frio e gostoso, chegamos a Punta del Este, o charmoso balneário de belas praias no extremo sul do Uruguai.
Martin, jovem e competente guia de turismo, encarregou-se do city tour.
A extensa península do balneário está situada no marco geográfico do encontro das águas do estuário do rio da Prata com o oceano Atlântico. O balneário, chamado, desde 1829, de Villa Ituzangó, a partir de 1907 passou à categoria de cidade e chamar-se Punta del Este. Pertence, politicamente, ao departamento (ou estado) de Maldonado. Em 2011, sua população era de aproximadamente 12 mil habitantes. Agora, em temporadas de verão, o balneário chega a mais de 300 mil habitantes.
O Uruguai é um país pequeno, com 176.215 km2 e uma população de 3,5 milhões de habitantes. Sua economia é baseada na criação de bovinos. Carne e leite são produtos de exportação, principal fonte de divisas. Está em franco progresso a exportação de vinhos.
Trata-se de balneário de riquíssimos cassinos, arranha-céus, luxuosas residências e porto repleto de barcos que embranquecem a enseada e muito dizem da opulência dos seus proprietários. Punta del Este possui agradável clima oceânico, que varia de muito frio no inverno e temperado no verão. Ali o turista ou veranista vai encontrar lindas paisagens que são verdadeiros cartões postais, com praias de água doce de um lado e de água salgada de outro. É paraíso natural procurado pela elite milionária do mundo inteiro, que costuma ali investir apreciáveis recursos em luxuosos imóveis para temporadas de verão.
Dispõe o turista de excelentes restaurantes espalhados ao longo das avenidas da península e das ramblas (orla marítima ou orla do rio da Prata), onde a “parrilla” (churrasco bovino) e variados pratos de mariscos são servidos.
A avenida de localização do Hotel Awa Botique & Design, onde eu e Rosineide ficamos hospedados, levou-nos, em linha reta, à praia do rio da Prata, para caminhadas na respectiva enseada. Ali mesmo, no Restaurante Porto Cinco, almoçamos. Com o especial atendimento do garçom Pepe, tomamos chope e experimentamos o bom vinho uruguaio.
A península de Punta Ballena é região integrada ao desenvolvimento turístico e urbano de Punta del Este. Casapueblo, ao mesmo tempo ateliê e museu, construída na encosta dessa península por Carlos Páez Vilaró, artista plástico já falecido, constitui importante atração turística. Muito visitada, mais parece um castelo pintado de branco por todos os lados, com pequenas salas, labirintos e tortuosas escadarias. Nela funcionam hotel, residência, bar e restaurante.
Da sacada do bar os turistas ficam extasiados e deslumbrados com o belo espetáculo do pôr do sol sobre as serenas águas do rio da Prata. A nítida bola de fogo que lentamente desaparece no horizonte dá-nos a impressão de eclipse total do Sol. Por tudo isso, valeu a pena a visita ao belíssimo balneário de Punta del Este.
Maceió, novembro de 2014.
Comentários