Há uma frase no conto “Cândido”, de Voltaire, filósofo iluminista, que diz: “Por toda parte, o útil era agradável.”
Há pouco, no período de 5 a 9 deste mês de dezembro, estivemos em Gramado, aprazível cidade da Serra Gaúcha, na Região das Hortênsias, acompanhados do casal amigo Arnóbio Matias e Silvânia. De nossa parte, eu e Rosineide, lá estávamos pela 5ª vez, levados pelo encanto e beleza do espetáculo anual Natal Luz.
A cidade, nessa época, é invadida por um mundo de turista atraído pelo referido espetáculo, pelas atrações e passeios disponíveis, pelas ruas e avenidas lindamente engalanadas, pelos bons hotéis e restaurantes, e, principalmente, pelo saudável clima de montanha dos 830 metros de altitude do lugar.
Como atrações maiores do Natal Luz há o tradicional Desfile de Natal e Magia de Noel, agora em área coberta, e também o show Ilumination do Lago Joaquina Bier, repleto de “magia, luzes, cenários grandiosos, bailarinos, fogos, águas dançantes e efeitos especiais”, segundo amplos anúncios distribuídos pelas agências de turismo da cidade. As Rotas do Bus Tur atraem muita gente. Para crianças, então, há inúmeras atrações, parques temáticos e espaços especiais, a partir do Mini Mundo.
De fato, por toda parte da bela cidade gaúcha, do seu extraordinário casario à moda europeia, do organizado trânsito de absoluto respeito ao pedestre, do seu aconchegante clima e da sua gente hospitaleira, tudo ali é útil e agradável.
Amplo comércio e elegantes galerias estendem-se ao longo da Avenida Borges de Medeiros, a principal artéria da cidade, e ruas paralelas. Ninguém resiste à tentação de compras dos inúmeros, variados e atrativos produtos à disposição dos turistas.
Tão logo adentramos o restaurante “Nonno Mio”, por exemplo, foram-nos dadas as boas-vindas pelo garçom Pablo, que positivamente nos reconheceu de pronto, afirmando: “Lembro-me de vocês. Estiveram aqui há um ano.” Verdade. No ano passado, lá estivemos algumas vezes saboreando o principal prato da casa e deliciando-nos com taças do bom vinho servido. Referido restaurante está localizado ao lado direito da catedral, na Rua das Renas, perto da Rua Coberta. No centro turístico muito movimentado, a poucos passos dali, tudo acontece e se realiza, incluindo o Show do Acendimento e a Parada de Natal. Tudo muito bonito. Beleza.
Voltar a visitar essa serrana cidade gaúcha, deixando-se fotografar, bem agasalhado, entre hortênsias, sobretudo no festivo período do Natal Luz, com certeza será uma ótima pedida para quem gosta de viajar e tomar bons vinhos.
Sugestivo, afinal, o que se lê no pórtico de saída da cidade: “Leve nos olhos a imagem colorida de Gramado.”
Maceió, dezembro de 2019.
Comentários