QUADRILHA BEIJA FLOR DO SERTÃO - APRESENTAÇÃO EM SANTANA DO IPANEMA

Shows e Festas

Santana do Ipanema - AL

QUADRILHA BEIJA FLOR DO SERTÃO SE APRESENTA EM SANTANA DO IPANEMA E DÁ UM SHOW DE CULTURA E HISTÓRIA

Por José Malta Fontes Neto
Fotos: Isis Malta – Graduanda de Jornalismo – UFAL


A quadrilha estilizada Beija Flor do Sertão, que abrilhantou os festejos juninos de várias cidades do sertão alagoano, fez sua apresentação de gala em Santana do Ipanema.

Usando todos os recursos programados para a temática deste ano a quadrilha levou para a Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda um pouco da história de nossa terra iniciando com uma encenação da origem de Santana do Ipanema. Não faltou nessa parte o casamento matuto com a permissão de São João e atendendo o desejo da noiva uma procissão lembrando as festas de nossa Padroeira Senhora Sant´Ana.

A festa do casamento é sequenciada e segue os preceitos da forma estilizada, mas incorporada as músicas tradicionais de Santana do Ipanema como Santana do Meus Amores, Saudade e na finalização o nosso Hino.

A Beija Flor do Sertão foi fiel aos preceitos das apresentações tradicionais e também ao tema cangaço. Substituindo a figura de Lampião e Maria Bonita por Corisco e Dadá fazendo um elo histórico como economista Sílvio Bulhões filo do casal de cangaceiros, criado pelo Cônego José Bulhões.

A apresentação foi finalizada com uma grande bandeira cobrindo os componentes e na despedida a música que é considerada o segundo hino da Rainha do Sertão “SANTANA DOS MEUS AMORES”.

É importante registrar que as músicas incluídas na coreografia, e que retratam Santana do Ipanema, são de autoria do poeta e compositor santanense Remi Bastos.

O prefeito Isnaldo Bulhões Barros, a primeira-dama do município Renilde Silva Bulhões Barros, secretários municipais e assessores prestigiaram a apresentação.

Comentários