A Educação de Jovens e Adultos (EJA) dá às pessoas que não conseguiram estudar uma oportunidade de ensino e resgate de conhecimentos. Aluno da Escola Municipal Iracema Salgueiro Silva, Cicero Fortunato, de 39 anos, é um exemplo de que nunca é tarde para retomar a busca pelo conhecimento.
Cicero não teve uma vida fácil. Aos 7 anos de idade, seu pai o colocou para trabalhar na roça, onde ele passou boa parte de sua vida. Ele também passou 15 anos de sua vida trabalhando cortando cana e não teve oportunidade de ir à Escola, mas não culpa o pai pelo tempo que deixou de estudar, pois entre estudar e trabalhar, optou por trabalhar por precisão. Hoje Cícero conta que tem coragem de trabalhar em qualquer serviço e agradece ao pai pelo incentivo.
Há 8 anos, ele trabalha em uma loja no centro da cidade. A busca pelo conhecimento despertou o interesse de Cícero, que como não teve ensino, tem dificuldade de escrever. Foi na Escola Municipal Iracema Salgueiro Silva que ele viu a oportunidade que precisava de aprender a escrever. Hoje ele conta que tá satisfeito e muito feliz em tá estudando, não perde uma aula e nem pensa em parar.
Sua força de vontade sensibilizou a gerente da loja que o libera um tempo antes do normal para ele poder ir à Escola. Então trabalho e estudo fazem parte de sua rotina diária.
“Eu acredito hoje que qualquer pessoa pode aprender. O tempo tem passado, mas nunca é tarde pra gente aprender aquilo que a gente quer na vida”. Cícero Fortunato.
Confira o depoimento no vídeo:
Aos 39 anos, aluno da EJA da Escola Iracema Salgueiro dá exemplo de motivação: “nunca é tarde para aprender”
EducaçãoPor ASCOM Santana do Ipanema 25/08/2021 - 11h 55min Jean Souza
Comentários