Vejo em páginas do livro Maceió de Outrora (Edufal, vol.2, Maceió, 2001), de autoria de Félix Lima Júnior, obra póstuma, retalhos de crônicas que retratam com fidelidade histórica o clima de intensa turbulência política vivido em Alagoas nos últimos anos do mandato do governador Euclides Malta, no início do século passado.
Diga-se, inicialmente, que Félix Lima Júnior era homem culto, escritor, cronista, historiador e membro da Academia Alagoana de Letras. Atendendo a convite do prefeito Dr. Hélio Cabral de Vasconcelos (1956/1960) esteve ele em Santana do Ipanema para proferir palestra por ocasião da I Feira de Livros e Semana Cultural da cidade. Conheci-o aposentado do Banco do Brasil, fazia muito tempo. Seus filhos Cláudio e Luiz Fernando foram meus colegas de trabalho no BB, na agência centro de Maceió.
Na verdade, Euclides Malta governou Alagoas no período de 1900 a 1903 e no de 1906 a 1912. No período de 1903 a 1905, governou seu irmão Antônio Joaquim Paulo Malta. O governador Euclides Malta era genro do também político Manoel Gomes Ribeiro, Barão de Traipu, com quem se desentendera em certa quadra da política alagoana.
Clique Aqui e veja a crônica completa
Colunistas: SENTINELAS, BENDITOS E EXCELÊNCIAS - por Djalma Carvalho
CulturaPor Redação com Djalma Carvalho 09/07/2018 - 12h 15min Arquivo Pessoal
Comentários