Colunistas: SENTINELAS, BENDITOS E EXCELÊNCIAS - por Djalma Carvalho

Cultura

Por Redação com Djalma Carvalho

Vejo em páginas do livro Maceió de Outrora (Edufal, vol.2, Maceió, 2001), de autoria de Félix Lima Júnior, obra póstuma, retalhos de crônicas que retratam com fidelidade histórica o clima de intensa turbulência política vivido em Alagoas nos últimos anos do mandato do governador Euclides Malta, no início do século passado.
Diga-se, inicialmente, que Félix Lima Júnior era homem culto, escritor, cronista, historiador e membro da Academia Alagoana de Letras. Atendendo a convite do prefeito Dr. Hélio Cabral de Vasconcelos (1956/1960) esteve ele em Santana do Ipanema para proferir palestra por ocasião da I Feira de Livros e Semana Cultural da cidade. Conheci-o aposentado do Banco do Brasil, fazia muito tempo. Seus filhos Cláudio e Luiz Fernando foram meus colegas de trabalho no BB, na agência centro de Maceió.

Na verdade, Euclides Malta governou Alagoas no período de 1900 a 1903 e no de 1906 a 1912. No período de 1903 a 1905, governou seu irmão Antônio Joaquim Paulo Malta. O governador Euclides Malta era genro do também político Manoel Gomes Ribeiro, Barão de Traipu, com quem se desentendera em certa quadra da política alagoana.

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários