ALGUÉM JÁ COMENTOU COM VOCÊ SOBRE...

Fábio Campos

“Meninos vestem Azul, meninas vestem Rosa; Lacração do Enem; Bolsonaro.” Então, caros leitores, É praxe, a cada ano que se inicia com novo governo. Nas rodas de conversa, reais e virtuais, não se fala noutra coisa. Daí, resolvemos explorar estas expressões. Na medida do possível, sob a óptica da linguística.

A declaração da ministra Damares Alves, da recém criada pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos causou o impacto desejado. Mas vamos aos fatos. O site G1.globo.com divulgou extensa matéria a respeito. Resumimos, com nossas próprias palavras.

A divisão de cores de meninos e meninas em azul e rosa é uma construção social recente. De acordo com a pesquisadora americana Jo Paoletti, cem anos atrás os bebês vestiam branco, independente do sexo da criança. No século dezenove, o vestuário infantil tinha tons pastéis. Em alguns países católicos, era comum encontrar o uso de azul para meninas, associado à Virgem Maria. Países como França e Bélgica, o primeiro filho costumava ser dedicado à Virgem Maria. Portanto, a ideia do azul para meninos, e rosa para meninas, é recente, do século 20. E foi criada pela indústria da moda americana.

LACRAÇÃO trata-se de uma gíria. Foi usada pelo atual presidente, em referência ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Vamos ao significado:
“A gíria Lacração (subst.); (verbo) Lacrar: É um sinônimo para “arrasar” ou “mandar bem”. Termo utilizado como elogio para alguém que fez alguma coisa tão bem feita, que deixa os outros sem reação. Algo que não deixa brecha para que alguém coloque defeitos ou fale mal.Fonte: dicionariopopular.com”

De onde vem o sobrenome Bolsonaro? Ano passado. Logo que foi anunciada a vitória do presidente. Teve um site que publicou reportagem sobre:

“Depois da filha de um búlgaro [Dilma Rousseff] e do filho de um libanês [Michel Temer], a faixa presidencial brasileira será usada pelo [Jair Bolsonaro] bisneto de italiano: Vittorio Bolzonaro [escrito com “z”], que migrou para o Brasil em abril de 1888. SIGNIFICADO: No dicionário com as origens dos sobrenomes de Vêneto-Itália, o sobrenome deriva de “bolzon” que significa: dardo, flecha. Usada em arma medieval chamada de ‘Besta’ de origem germânica, que consiste numa espécie de Arco com gatilho.Fonte: semprefamilia.com.br”

Após a pesquisa veio-me a lembrança da palavra Bozzano, um creme pós-barba muito antigo, vendido no Brasil. E que é nome da cidade italiana, origem do nosso querido e saudoso capuchinho, frei Damião.

Encontrei no site ‘guiadoscuriosos.com’ curiosidades sobre todos os presidentes da República do Brasil. Resumi algumas, que tivesse algo relacionado a linguística.
“1º Presidente: DEODORO DA FONSECA (1889-1891) Quando foi proclamada a República D. Pedro II foi mandado para o exílio em um barco chamado “Alagoas”. Ironicamente o nome do estado de origem do Marechal que a proclamou; 20º: JUSCELINO KUBITSCHEK (1956-1961) foi o único presidente de origem cigana no mundo. Sua mãe Júlia Kubitschek era descendente de tchecos [traz isso no nome] de etnia cigana; 31º: ITAMAR FRANCO (1992-1995) Itamar nasceu em alto-mar e foi registrado em Salvador. O navio começava com o prefixo “Ita” daí o nome Ita-mar; 33º: LUIZ INÁCIO “Lula” DA SILVA (2003-2011) O quinto presidente com sobrenome ‘Silva’ a assumir o poder. Antes dele tivemos: Epitácio da Silva Pessoa, Artur da Silva Bernardes, Jânio da Silva Quadros e Costa e Silva. O terceiro presidente a usar barba; antes dele somente: Marechal Deodoro da Fonseca e Prudente de Moraes. O primeiro a não ter formação, nem militar nem universitária.”

E pra encerrar. Vamos rir juntos.
Frases compartilhadas no Watsap:
“Diz-me com quem andas, e dir-te-ei se irei contigo.”
“O importante não é saber, mas ter o telefone de quem sabe.”
“Se a montanha vier a ti, foge pois trata-se de um desmoronamento.”
“A vida é maravilhosa, sem ela estaríamos mortos.”
“Duas palavras abrem qualquer porta, Puxe e Empurre”.
“O Salário Mínimo devia se chamar gorjeta máxima.”

Legenda numa foto onde aparece Temer, Bolsonaro e suas respectivas esposas:
“Belas Cuidadoras de Idosos.”

E o Bode Gaito:
“Esse negóço de Num Ganhá na Mega da Virada, Lascou com Meus Planos pra 2019.”
“Vou deixá pra Criar Vergonha em 2020. 2019 Tá Muito em Cima.”

Fabio Campos, 06 de janeiro de 2019.
FELIZ 2019 PARA TODOS!

Comentários