A Associação Guardiões do Rio Ipanema – AGRIPA, a convite da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL - Campus II Santana do Ipanema, fez parte em uma atividade de campo na tarde da última quinta-feira (05). Essa ação teve como objetivo, a construção de um documentário relacionado ao PIBIT, projeto da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL Campus II Santana do Ipanema, com o foco na poluição por plástico e na degradação do rio Ipanema e sua importância para toda região.
Estiveram presentes os guardiões Ariselmo, Prª Lucinha, Prº Fábio, alunos do 6º ano do fundamental II da Escola Municipal de Educação Básica Senhora Santana, acompanhados pela Prª Elaine e da coordenadora Adriana.
Os trabalhos de filmagem, registros, imagem e entrevista ficaram por parte dos discentes da UNEAL de Iniciação Científica, Michele, Graziele, Bernardo, Antônio, Luciano, Maria Clara e Marciel, acompanhados pela Prª Drª Claudia Cseko.
A proposta do lugar e realização dos trabalhos ocorreram em dois pontos escolhidos com auxilio da AGRIPA que indicou como ponto de visita, uma parte ainda conservada do rio Ipanema localizada como Aldeia onde todos puderam registrar a bela paisagem do local mesmo estando seco.
O segundo ponto de visita foi o contraste do anterior, com poluição e degradação localizada a baixo do lugar conhecido com estreitinho entre a Ponte do Padre e a ponte que dá acesso a Olho D'água das Flores. No local, os alunos do município e da UNEAL, puderam fazer a comparação da realidade entre os dois pontos visitados.
A AGRIPA enfatizou a importância desse trabalho que será de grande valor na contribuição na construção de uma sociedade mais responsável e consciente no que diz respeito a recuperação e preservação do nosso bem histórico, cultural e social que é o rio Ipanema. Finalizando os trabalhos, foi realizado por todos os envolvidos uma coleta de plásticos descartados de forma incorreta pela comunidade.
Gostaríamos de agradecer à UNEAL(Universidade Estadual de Alagoas) e à FAPEAL, órgão de fomento à iniciação científica, pelo suporte essencial para a realização deste projeto. Nosso reconhecimento também vai para a Escola Municipal Senhora Santana, que acolheu e acreditou em nossa proposta, e à Secretaria de Educação de Santana do Ipanema, que nos apoiou ao longo de todo o processo. Agradecemos especialmente à equipe AGRIPA, que esteve conosco durante a visita ao Rio Ipanema, contribuindo com muito conhecimento e entusiasmo. Além disso, nosso muito obrigado aos alunos que estiveram ao nosso lado para que realizássemos esse trabalho: Luciano, Maria Clara, Maciel, Bernardo, Antônio Neto. Este projeto também marcou a parceria inédita entre os cursos de Pedagogia e Zootecnia, mostrando que, juntos, podemos alcançar resultados ainda mais significativos e enfatizando a importância da interdisciplinaridade para soluções inovadoras. A todos que colaboraram, nosso sincero agradecimento. Juntos, plantamos sementes para um futuro mais sustentável!
Prª Drª Claudia Cseko equipe SOMAR.
Comentários