Inaugurada no Sítio Baixio do Tamanduá a Biblioteca Comunitária José Tributino

Cultura

Por José Malta Fontes Neto - Jornalista MTE/AL 1740

Biblioteca faz parte do Sistema Estadual de Bibliotecas

Foi inaugurada na noite da última terça-feira (22), a Biblioteca Comunitária José Tributino Remanescente de Quilombos. Localizada no Sítio Baixio do Tamanduá.

A inauguração foi iniciada pela idealizadora da criação da biblioteca, Maria Luciléia Silva Cesário que fez uma brilhante explanação da sua ideia em instituir a biblioteca, trajetória na comunidade e sobre a trajetória de vida do patrono da instituição, seu José Tributino.

Também falou aos presentes Adelmo, presidente da Comunidade do Baixio do Tamanduá que é a primeira comunidade registrada como Quilombola de Santana do Ipanema. Adelmo reforçou as informações da Luciléia sobre o reconhecimento da comunidade como quilombola.

Na sequência foi exibido um documentário, apresentando a história da comunidade e seus personagens, alguns já no plano espiritual.

Esteve presente na inauguração a secretária municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Verônica de Araújo, que também representou a prefeita Christiane Bulhões.

Na sua fala, Vera falou sobre a importância da biblioteca e destacou a importância do pertencimento da comunidade para a instituição. Destacou também sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que é ativo na comunidade e pediu aos pais e mães que viabilizem a participação dos seu filhos. Falou sobre a importância de pessoas que possam se envolver e que podem apoiar a biblioteca como o presidente da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes – ASLCA , jornalista, escritor e professor José Malta, que também participou da inauguração.

Participou também da inauguração a coordenadora do CRAS, Karla Malta e os integrantes do SCFV da comunidade, inclusiva a facilitadora Rosângela e a coordenadora do Programa Criança Feliz, Daniela Alencar.

O jornalista, escritor e editor José Malta, aproveitou o momento para fazer a doação de 10 (dez) livros da SWA Instituto Editora, a qual ele é diretor, para o acervo da biblioteca.

Após as falas e registros fotográficos, aconteceu a inauguração da biblioteca com a visitação dos presentes ao espaço destinado aos livros. Nas fotos podemos ver as crianças encantadas com as obras.

Comentários