Santana do Ipanema sedia a Conferência Regional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA + de Alagoas

Geral

Por Redação com Assessoria

Evento representou um marco significativo na luta pela igualdade e pelo respeito à diversidade, um importante passo rumo à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

O Governo do Estado do Alagoas, por meio da Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBTQIA + de Alagoas, Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social realizou a Conferência Regional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ de Alagoas, cujo tema é: “Construindo a Política dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”.

A conferência aconteceu na última terça-feira (10) no auditório da Universidade Estadual de Alagoas, 220, BR-316, km 86 em Santana do Ipanema.

A conferência teve como objetivos: propor diretrizes para a criação e implementação de políticas públicas destinadas ao enfrentamento da discriminação e à promoção dos direitos humanos e cidadania das pessoas LGBTQIA+; Elaborar o Plano Estadual de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIA+.

Inicialmente foi formada a mesa de honra, composta pela prefeita Christiane Bulhões, senadora Renilde Bulhões, Maria Verônica de Araújo (secretária municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e que também responde pela secretaria municipal de Políticas para Mulheres), Bianca de Lima ( Assessora de Políticas LGBTQIA+ da SEMUDH, representando o gerente Messias Mendonça), Igor Nascimento (vice-presidente do Conselho Estadual de Combate a Discriminação e Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ de Alagoas), Manuela Lourenço
(superintendente de Igualdade Racial da SEMUDH), Roberta Gisberth (Defensora Pública do Estado de Alagoas ), Alysson Montes (presidente do Movimento LGBTQIA+ de Santana do Ipanema) e Roniel Soares (presidente do Núcleo de Diversidade e Inclusão do Município de Dois Riachos).

Não poderia deixar de participar desse momento tão importante para o fortalecimento das políticas públicas que promovam a diversidade, a inclusão, a segurança e o bem-estar de toda a comunidade LGBTQIA+ do sertão. Durante a conferência homenageamos a nossa querida Grazi que com certeza estaria naquele auditório e estará para sempre em nossos corações. Reforço o meu compromisso com a causa e tenho certeza que grandes propostas saíram desse momento. Estaremos sempre juntos!

Christiane Bulhões - prefeita

Momento da homenagem a Grazi.


Após as falas dos integrantes da mesa de honra, aconteceu a palestra com o tema: “Construindo a Política dos Direitos das Pessoas LGBTQIA +” Conferencista: Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT (CMDC-LGBT).

Os Grupos de Trabalhos foram divididos em 03 eixos: I.: Enfrentamento à violência LGBTQIA+; II.: Trabalho digno e geração de renda à população LGBTQIA+; III.: Interseccionalidade e internacionalização e IV.: Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Teve como coordenação o Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT (CMDC-LGBT).

Após as discussões em grupo aconteceu a Leitura das Propostas e aprovação, coordenada pelo Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de LGBTQIA + de Alagoas.

O Conselho Municipal de Direitos da Cidadania LGBT (CMDC-LGBT) coordenou a eleição dos delegados e em momento contínuo aconteceu p encerramento.

Comentários