Agosto Lilás: Secretaria de Estado da Mulher e de Direitos Humanos realiza palestra em Santana do Ipanema

Geral

Por Redação com Assessoria

Namoro sem violência foi o tema da palestra

A Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, com apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema. Por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, realizou nesta segunda-feira (26) uma palestra cujo tema foi “Namoro Sem Violência”, tema que é um projeto dentro do programa “Maria da Penha por Todas Elas”.

A palestra aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL e foi ministrada pelas representantes da SEMUDH/AL, assistente Social Gabrielle Quirino e a técnica Lorena Sarmento.

Participaram da palestra a Prefeita Christiane Bulhões a secretária municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, que também responde pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Maria Verônica de Araújo, senadora Renilde Bulhões, representando a Secretaria Municipal de Educação a professora Jarina Farias.

Na plenária professores e alunos das escolas municipais Durvalina Cardoso Pontes, Iracema Salgueiro Silva e José Francisco de Andrade.
Manhã de muita informação e conscientização para os alunos da Rede Municipal de Ensino sobre o combate à violência contra a mulher.

“Maria da Penha por Todas Elas”

É um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas. programa tem objetivo principal ampliar e democratizar o acesso à informação para a população, abordando os diversos problemas sociais que contribuem para a violência de gênero, com ênfase na doméstica. referido programa pauta-se na Lei Maria da Penha (Lei n.°11:340/2006) e na Lei do Feminicídio (Lei n. º 13.104/2015) e em outras legislações de proteção dos direitos femininos.

Além disso o programa visa reduzir a reprodução de comportamentos machistas e misóginos destacando a importância de não naturalizar a violência contra mulheres e meninas. Essas
iniciativas são realizadas por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas e distribuição de material educativo.

Destacamos também o projeto "Namoro Sem Violência", uma iniciativa crucial dentro do Programa "Maria da Penha por Todas Elas". Este projeto tem como objetivo promover a conscientização e prevenção violência nos relacionamentos afetivos desde as fases iniciais da vida amorosa dos jovens. Ao empoderar os jovens com conhecimento e habilidades para construir relacionamentos saudáveis, o projeto não apenas contribui para a redução da violência doméstica futura, mas também fortalece a promoção de uma sociedade mais justa para as mulheres.

Comentários