Detran orienta como fazer a retirada da CNH se documento não chegar no prazo legal

Geral

Por Lícia Lima/Estagiária Ascom Detran

Detran recomenda aos condutores e futuros motoristas que solicitaram emissão da primeira via ou da renovação da CNH que mantenham os dados cadastrais atualizados

Usuário pode fazer o rastreio no site do órgão, caso documento não chegue em dez dias úteis

Todo condutor sabe da importância de ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida para poder transitar legalmente em vias públicas. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) recomenda aos condutores e futuros motoristas que solicitaram a emissão da primeira via ou da renovação da CNH que mantenham os dados cadastrais atualizados e acompanhem a situação do processo pelo site do órgão, caso o documento não tenha sido entregue dentro do prazo.

Depois de cumprir todas as etapas para a emissão do documento, o Detran estabelece o prazo máximo de dez dias úteis para o recebimento da CNH no endereço cadastrado. Quando o prazo é excedido, pela desatualização de dados cadastrais, ou por algum problema com os Correios, o usuário pode verificar o andamento do processo acessando o link: https://www.detran.al.gov.br/habilitacao/consulta-cnh/menu_lateral. Assim, é possível acompanhar a situação do documento por meio do rastreio dos Correios.

Caso os Correios devolvam a CNH, após três tentativas de entrega no endereço cadastrado, é preciso buscar ao atendimento no prédio-sede do Detran, em Maceió, em uma das centrais JÁ ou a uma das 14 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), localizadas no interior do estado.

De acordo com Wilton Pereira, chefe de Controle de Condutores do Detran, uma das principais causas do não recebimento dentro do prazo é o não cumprimento de alguma etapa no processo. “Às vezes, o usuário optou pelo exame clínico e psicológico e só fez o clínico, desistiu e não informou. Dessa forma, o sistema segue em aberto e não permite fazer a emissão. Por isso, é importante ficar atento ao site, pois toda atualização é feita por lá”, explicou.

Para evitar transtornos, as informações cadastrais precisam estar atualizadas e os usuários podem atualizar o endereço atualizado, acessando o site https://mais.detran.al.gov.br/.

Comentários