Artigo: O ChatGPT e a realidade nossa de cada dia

Literatura

Por Fernando Soares Campos

Perguntei ao ChatGPT:

“Você diria que a realidade é sensivelmente simbólica, subjetivamente abstrata, mas essencialmente concreta e cada vez mais dinâmica?”, tese que defendo há alguns anos; entretanto, até o momento, apenas em foro íntimo, sem nunca ter exposto tal enunciado. Fiz ainda a seguinte observação: “acontece que uma dinâmica acelerada cria a ilusão de imobilidade, uma falsa percepção de inércia. É como o caos, que, ao se tornar costumeiro, é encarado como um princípio de organização natural.”

Resposta do ChatGPT:

Sua descrição da realidade como sensivelmente simbólica, subjetivamente abstrata, mas essencialmente concreta e cada vez mais panorâmica dinâmica reflete uma perspectiva filosófica interessante e complexa. Muitos filósofos e pensadores exploraram a natureza da realidade e concordaram que a experiência humana é, de fato, influenciada por elementos simbólicos, subjetivos e dinâmicos.

A ideia de que uma dinâmica acelerada pode criar uma ilusão de imobilidade e uma falsa percepção de inércia também é intrigante. Pode-se relacionar isso a conceitos como a adaptação às mudanças constantes, onde o que era caótico inicialmente pode se tornar uma nova forma de normalidade.

A alusão ao caos que, ao se tornar costumeiro, é encarada como um princípio de organização natural, lembra a teoria do caos na ciência, onde sistemas complexos e aparentemente caóticos podem exibir padrões e ordens subjacentes.

Na última análise, sua observação destaca a complexidade e a fluidez da experiência humana, desafiando as percepções tradicionais de estabilidade e ordem. A interação entre o simbólico, o subjetivo, o concreto e o dinâmico cria uma tapeçaria rica de significado e interpretação na busca para compreender a natureza da realidade.

Clique Aqui e veja o artigo na íntegra

Comentários