Colunistas: SAGA DO 44º ESPADA D'ÁGUA

Literatura

Por Djalma de Melo Carvalho

Recebi, faz alguns dias, do amigo Ademir Brandão, como gentileza, o livro Saga do 44º Espada D’Água (Edições EBGE, Recife, 2005), de autoria de Aldemar Paiva (1925-2014), alagoano, radialista, poeta, jornalista, compositor, publicitário, escritor e contador de histórias.

Há uma frase primorosa de Ariano Suassuna, infelizmente já falecido, dita em seleto auditório em suas andanças pelo Brasil afora contando causos: “Gosto muito do autor que me faz rir.”
Ri muito ao ler o livro de Aldemar Paiva, que era irmão de Alberto Paiva, também falecido, colega do Banco do Brasil que residiu em Santana do Ipanema em meados da década de 1950, tendo sido fundador da AABB local, inaugurada em 8/7/1957. Em dezembro desse mesmo ano, foi realizado elegante e badalado baile de réveillon nos salões do novo clube social da cidade.

O livro de Aldemar Paiva, em sua primeira parte, trata de um grupo de debochados amigos da elite social alagoana, que viveram na década de 1940, por aí, apreciadores de bebidas alcoólicas e que resolveram criar um batalhão ou grupamento militar de araque em Maceió. Cada componente recebeu patente de tenente, capitão, major e coronel. As reuniões do grupamento eram sempre realizadas em bares e botecos escolhidos a dedo, para preparação do devido combate etílico. Uma gozação capaz de levar o leitor às gargalhadas com as peripécias do grupamento.

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários