Costumo carregar comigo, por toda a minha vida, o firme sentimento de gratidão às pessoas boas que a mim e à minha família dispensaram tratamento bondoso, educado, finíssimo. Tratamento eivado de empatia, de solidariedade, que pesa fortemente, por exemplo, nas relações do médico com seus pacientes, sobretudo nas horas de angústia, de desespero.
Devo começar a conversa de hoje com o profundo pesar pelo falecimento, aos 95 anos de idade, do querido amigo e competente médico pediatra, Dr. Affonso Sampaio de Lucena, fato que ocorreu no dia 25 deste mês de outubro de 2022.
A morte desse profissional médico deixou muita tristeza, tanto no seio da família enlutada e na sociedade alagoana, quanto na comunidade de Lions Internacional, particularmente no âmbito do Distrito LA-3, que compreende os estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Fora governador, bem-avaliado e muito aplaudido, do Distrito LA-3 (antigo L-14), no exercício de 1972/1973. Excelente orador e competente palestrante, Dr. Affonso era alvo de efusivos aplausos das plateias no Brasil afora, pregando a doutrina leonística. Pertencia, com muito orgulho, ao quadro de associados do Lions Clube de Maceió Farol.
Como médico pediatra, achava-se aposentado, mas com a boa lembrança consigo das crianças que medicara ou salvara durante sua vitoriosa carreira profissional. Hoje – todas elas – adultos queridos, com netos e bisnetos, aos quais abraçava com o doce e simpático sorriso do profissional de ontem, ilustre cumpridor do juramento de Hipócrates.
Clique Aqui e veja a crônica completa
Crônica: FALECEU DR. AFFONSO LUCENA - por Djalma Carvalho
LiteraturaPor Djalma de Melo Carvalho 30/10/2022 - 17h 36min Acervo do autor

Comentários