Blogs: O tocador de triângulo

Cultura

Por João Neto Félix Mendes - https://www.apensocomgrifo.com

Tampinha, apelido de Antônio Ferreira Neto(1958-2016), possivelmente recebeu a alcunha em razão da sua baixa estatura. Porém, pode ter sido pela abreviação do jargão “tampa de crush", termo regionalizado para exaltar as qualidades de alguém em alguma coisa. Depois, passou a ser chamado “Tampinha do triângulo”.

A grande paixão do servidor público era o forró pé de serra, integrando um trio composto de zabumbeiro, sanfoneiro e o percussionista. No carnaval era folião irreverente. Vivia com intensidade a festa momesca sem se desgrudar um minuto sequer do seu triângulo.

Tampinha do Triângulo
Destacou-se como um dos integrantes mais participativos do bloco dos cangaceiros, famoso grupo carnavalesco que desfilava pelas ruas e ladeiras rigorosamente caracterizados, acompanhado do trio sanfona, zabumba e triângulo.

Tampinha era um percussionista dos bons. Qualquer festa era motivo suficiente para exibir sua performance no “triângulo”, nome popular de idiofone, percutido diretamente por um bastão - geralmente de ferro ou prego comprido -, sendo ele próprio, tocado de forma isolada. Possui o mesmo nome da forma geométrica que o representa. Normalmente é confeccionado de ferro e aço, mas pode ser feito de alumínio.

Clique Aqui e veja o texto completo

Comentários