A Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Maceió segue como uma das referências no tratamento de crianças e adolescentes com câncer em Alagoas. O trabalho realizado na ala instalada na Santa Casa Farol também atrai o olhar da sociedade civil e de associações sem fins lucrativos, que, por meio de iniciativas voluntárias, acalentam pacientes e seus acompanhantes com as mais diversas ações.
No último dia 15, dois projetos proporcionaram momentos de alegria com a distribuição de toucas para os pequenos pacientes, e de cestas de alimentos e kits de higiene pessoal, estas entregues aos pais e acompanhantes que estavam na recepção da unidade.
Para a enfermeira da Oncologia Pediátrica, Priscila Quaresma Alves, o voluntariado traz um diferencial na rotina dos pacientes. “Para a pediatria oncológica ações como essas são muito valiosas, pois não cuidamos apenas da criança que está doente, mas da família. Cada projeto, cada cuidado que chega, vem para agregar mais amor ao trabalho realizado na unidade”, destacou.
Com lãs de primeira qualidade, as toucas entregues aos pacientes são confeccionadas por 100 voluntárias na cidade de Jundiaí, São Paulo. “É uma entrega de amor. Já realizo um trabalho voluntario gigantesco: sou palhaço de hospital, empresto minha pernas para cadeirantes, visito clínicas de dependentes químicos, também ajudo pessoas em situação de rua e lares de idosos. Todo estado e cidade que eu passo sempre vou visitar esses locais. E eu queria um pouquinho mais. Queria estar diretamente ligada às crianças em tratamento oncológico e com seus familiares. Eu ando por muitos lugares, mas quando cheguei e vi a estrutura ofertada no hospital é gostoso de se ver, pois se percebe o carinho da instituição com os pacientes”, disse a presidente da Fios Encantados, Mara Gisele.
Integrantes da ONG Em Busca de Sorrisos voltaram à unidade com uma nova ação. “Fizemos uma ação em junho deste ano, no período do São João, com um belíssimo arraiá. Voltamos com as doações e a intenção de montar uma ceia para os pais e acompanhantes dos pacientes. Atuamos em alguns hospitais de Maceió, sempre com crianças e adolescentes com câncer, para levar bons momentos”, disse Jacqueline Melo, que estava acompanhada por Janes Joplins, fundadora da ONG.
A Oncologia Pediátrica da unidade tem uma ala com 11 leitos, sendo nove para o SUS, e dois apartamentos para convênios. Os destaques são o conforto e a decoração com motivos infantis, além da dedicação e competência do corpo clínico e equipe multidisciplinar como nutricionista, psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeutas, enfermeiros, entre outros.
VOLUNTARIADO – Projetos de voluntariado são bem aceitos pelas unidades que compõem o Complexo Hospitalar Santa Casa de Maceió. Para que as ações aconteçam é necessário a realização de um cadastro no site da instituição. A entrada dos voluntários só será liberada após avaliação da Divisão de Ensino e Pesquisa do hospital. Os links estão abaixo:
Fluxo de voluntariado
Cadastro
Comentários