Até o dia 2 de dezembro, a cirrose autoimone regia a rotina de um adolescente alagoano de 16 anos. Cinco meses após se inscrever na lista de transplantes, surgiu, na Paraíba, a esperança de uma nova vida. A cirurgia foi realizada pela equipe do Programa de Transplante de Fígado da Santa Casa de Maceió, único hospital em Alagoas credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) para o procedimento. O jovem se recupera na UTI e tem alta prevista para os próximos dias.
Iniciado em maio deste ano, o transplante foi o terceiro registrado na instituição alagoana. Oscar Ferro, médico e coordenador do Programa, destaca que o número baixo de doadores ainda é um entrave para que o serviço possa beneficiar mais pacientes. “Neste momento, outras duas pessoas aguardam o chamado da Central de Transplantes de Alagoas (órgão estadual que organiza e agiliza o processo de captação junto à Coordenação Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde). Nosso estado ainda tem poucas doações e isso se dá por fatores como a falta de divulgação de informações sobre o processo de captação do órgão e dúvidas sobre a segurança no diagnóstico de morte cerebral”, disse.
Cirurgia durou cerca de oito horas e não teve intercorrências; paciente se recupera na UTI
No Brasil, para doar um órgão basta comunicar à família sobre o desejo de ser doador para que ela autorize o procedimento. Em 2020, mais de 43% das famílias recusaram a doação de órgãos de seus parentes após morte encefálica comprovada, segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Em Alagoas esse número está em 40%. A lista de transplantes é única, tem ordem cronológica de inscrição e os receptores são selecionados para receber os órgãos em função da gravidade (considerando a pontuação da escala MELD – um sistema que avalia a seriedade da doença hepática), compatibilidade sanguínea e genética com o doador. O País tem 27 centros de notificação integrados, onde os dados do doador são cruzados com os das pessoas que aguardam na fila.

Fígado novo foi doado por paraibano vítima de acidente automobilístico
Comentários