Minha mãe Dineusa Bezerra Campos, dizia, que o seu sogro, meu avô paterno Antônio Francisco Soares de Campos costumava dizer que os meses mais quentes do ano, eram março e novembro. Se vivos fossem creio que mudariam de opinião. O mês de outubro realmente foi muito quente.
O calor parece-nos que até mesmo as palavras conseguiu abafar. Confesso que fiquei literalmente sem palavras, para compor minha crônica. Ocorreu-nos de trazer uma curiosidade macerada a muito tempo na cabeça. Alguns títulos atribuídos a Nossa Senhora Maria Santíssima. Sempre me perguntei, de onde viria o termo “Ladainha” e por que o “Ofício”. Outro dia vi escrito na blusa de uma devota de Nosa Senhora, o termo “Presidium” fazendo referência a uma devoção Mariana. Então Nossa Senhora socorreu-me até na hora de fazer minha crônica semanal.
“Muito católicos costumam rezar após o Santo Rosário, a Ladainha de Nossa Senhora, mas poucos conhecem o grande valor teológico e simbólico de suas invocações. Muitas das invocações são óbvias: “Mãe do Criador. Rogai por nós.” Mas confesso que passaria por um aperto se me perguntassem: por que Nossa Senhora é invocada como Torre de Davi, o u Espelho de Justiça? Por que Torre de Davi e não Torre de Abraão ou de Moisés? Qual a origem dessa invocações? Não seria espiritualmente mais proveitoso repetir uma invocação sabendo seu significado? É claro que Deus é misericordioso e aceita benignamente as orações feitas com devoção e desejo de agrada-Lo, mesmo que não compreendamos inteiramente o significado delas. Mas o próprio desejo de agradar a Deus deve levar-nos a procurar entender com profundidade o significado daquilo que Lhe dizemos, e com isso, tornar mais eficaz o pedido que fazemos. Vejamos a procedência de algumas invocações da “Ladainha Lauretana” de autoria de André Domino.
Clique Aqui e veja a crônica completa
Colunistas: LITANIE TOTE ONZE LIEVE VROUWE VAN LAURETTEN, LITANIES DE LA SAINTE VIERGE MARIE
LiteraturaPor Fábio Soares Campos 02/11/2021 - 11h 55min Reprodução: Canal do Youtube Vocação de Jesus - https://www.youtube.com/watch?v=Dz6UYBdMO-s

Comentários