Semarh inicia entrega de sistemas de dessalinização no Semiárido

Geral

Por Nigel Santana - Agência Alagoas

No povoado Serrote dos Bois, mais de 50 famílias foram contempladas com água de qualidade

Um dos dessalinizadores foi entregue às famílias do povoado Serrote dos Bois, em Santana do Ipanema

Mais um avanço na expansão da infraestrutura hídrica em Alagoas foi consolidado nesta sexta-feira (25). A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) deu início à entrega das 101 sistemas de dessalinização para a região do Agreste e Sertão.



O convênio assinado entre Semarh e Ministério do Meio Ambiente vai beneficiar mais de 40 mil pessoas, por intermédio do Programa Água Doce (PAD).

Para ter uma ideia da importância dos dessalinizadores, somente no povoado Serrote dos Bois, distante a 10 km do centro de Santana do Ipanema, mais de 50 famílias foram contempladas com água de qualidade.

"O sistema será relevante para as pessoas que vivem aqui. Temos a certeza de que, agora, a água está ao nosso alcance, porque, anteriormente, só chegava aqui por caminhão-pipa. A água que tinha por aqui servia apenas para os animais. Isso ficou no passado; estamos vivendo uma nova realidade", declarou Leonício Cassiano dos Santos, agricultor de 42 anos.



Durante a solenidade de entrega do sistema de dessalinização, o secretário de Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, fez questão de exaltar o planejamento do Governo de Alagoas ao tratar da convivência com a estiagem.

"A chuva caiu neste inverno, molhou a terra, encheu açudes e cisternas, mas o Governo não espera a chuva para tomar providências. Estamos perfurando poços, entregando dessalinizadores, dando seguimento à construção dos sistemas de abastecimento de água, entre outras medidas que garantem à população meios de obter água nos períodos de escassez", avaliou Alexandre Ayres.

O dessalinizador à disposição das famílias em Serrote dos Bois foi entregue pelo governador Renan Filho, em solenidade que contou ainda com a presença do secretário Alexandre Ayres, dos deputados Isnaldo Bulhões Junior, Givaldo Carimbão e Rosinha da Adefal; do senador Renan Calheiros e do prefeito Isnaldo Bulhões.

Comentários