Maceió-AL: Teto do antigo prédio da Secretaria de Educação desaba no Centro

Geral

Por Rafael Maynart www.gazetawev.com

Teto de prédio que abrigava Secretaria de Educação desabou após chuvas

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estiveram no local; não há registro de feridos

Parte da estrutura do prédio que abrigava a Secretaria de Estado da Educação, desabou devido às fortes chuvas que caem desde a madrugada deste sábado (4), em Maceió. O Corpo de Bombeiros e as defesas Civil Municipal e Estadual foram acionados para o local e toda a área foi isolada devido aos riscos de novos desabamentos.

Engenheiros do Governo de Alagoas foram deslocados para o local para avaliarem os riscos de novos desabamentos. Uma retroescavadeira será levada para ser realizada a demolição das áreas em que há chances de desabar, mas devido à baixa luminosidade, a demolição só acontecerá neste domingo (05) pela manhã.

Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), interditaram parte da Rua Fernandes de Barros com prismas de concreto para evitar o tráfego de veículos pela região. Após os términos dos trabalhos, o trânsito voltará normalmente.

O prédio está abandonado há mais de três anos e uma grande reforma, orçada em mais de R$ 12 milhões, deveria ter sido realizada em 2014, mas nunca foi executada. De acordo com o capitão CBM Luís Diego, a estrutura precária do prédio não suportou a intensa chuva e desabou nesta manhã.

?O teto de uma das salas laterais desabou, o que fez com que a laje do prédio pressionasse o muro e parte dele cair. Como a pressão sobre a lateral é muito grande, então decidimos isolar a área e evacuar os ambulantes. O risco de desabamento é iminente?, explicou Luís Daniel.

Segundo o coordenador de Infraestrutura da Secretaria de educação, Dijaci Magalhães, foi solicitado à Prefeitura um caminhão que alcançasse o telhado do prédio, mas o veículo enviado pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) não atingia altura suficiente e por isso foi solicitado um caminhão da Eletrobras.

?Nós solicitamos que a prefeitura mandasse um caminhão com equipamento necessário que pudesse alcançar o teto para realizarmos a demolição. O veículo que eles mandaram não alcança o telhado e por isso já solicitamos um caminhão Munck da Eletrobras?, afirmou.

A assessoria da Secretaria de educação emitiu uma nota oficial informando que o prédio estava abandonado desde 2012 e que o órgão estuda a implantação de um centro de educação profissional.

Confira a nota

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) informa que o prédio de sua antiga sede, no Centro de Maceió, encontra-se desocupado desde o ano de 2012. O imóvel já estava isolado há alguns meses para o evitar riscos à população. Após o desabamento ocorrido na manhã deste sábado, dia 4, o local já foi visitado por uma equipe de Engenharia da SEE.

Atualmente, as secretarias de Estado da Educação e do Planejamento e Patrimônio estudam qual será o destino do imóvel, visto que a sede da SEE permanecerá no complexo educacional do Cepa, no Farol. Existe uma ideia preliminar, ainda em fase de discussão, para se transformar o espaço em um centro de educação profissional e de educação de jovens e adultos.

Corpo de Bombeiros esteve no local e isolou a área (Foto: Rafael Maynart)



Fortes chuvas provocaram desabamento do teto (Foto: Corpo de Bombeiros/Cortesia)



Parede lateral corre o rsico de desabar (Foto: Corpo de Bombeiros/Cortesia)

Comentários