Vacinação contra febre aftosa deve imunizar 1,2 milhão de animais em AL Campanha começa na próxima quinta-feira (1º)

Geral

do G1-AL

Meta é vacinar 1,2 milhão de bovídeos que formam o rebanho alagoano.

Imunização vai até 31 de maio em todo o estado.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa 2014 começa na próxima quinta-feira (1º) e vai até 31 de maio. A meta Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) é vacinar 1,2 milhão de bovídeos que formam o rebanho alagoano.

Na campanha anterior, realizada em novembro do ano passado, a Adeal contabilizou uma cobertura vacinal de 96% do rebanho de bovinos e bubalinos de Alagoas. De acordo com a Agência, todos os municípios alagoanos ultrapassaram o índice mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que prevê uma cobertura de 80%.

A solenidade de abertura da campanha será realizada na Fazenda Santa Luzia, no Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, na quarta-feira (30).

Sobre a doença
A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa entre os bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos e animais silvestres. A vacinação é feita somente em bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, inclusive os recém-nascidos. Na segunda etapa, que ocorre em novembro, são vacinados somente bezerros de até dois anos.

Para que a vacina tenha o resultado esperado e o rebanho esteja livre da febre aftosa, a vacinação deve ser feita nas datas previstas e as vacinas devem ser compradas somente em lojas registradas, estar dentro da temperatura adequada, de dois a oito graus, e ser transportada em caixa térmica ou isopor com gelo. Seringa e vacina devem permanecer em ambiente gelado até o momento da aplicação, que é feita na tábua do pescoço.

Comentários