ASSUNTO: Alerta para risco de epidemias de dengue
Frente ao índice de infestação predial 6.5% e o número crescente de notificações de casos suspeitos de Dengue, a Vigilância em Saúde vem informar a sociedade a situação epidemiológica do município de Santana do Ipanema nas primeiras semanas de 2014.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave. A primeira manifestação da dengue é a febre, geralmente alta (39ºC a 40ºC), de início súbito, associada à dor de cabeça, moleza, dor nas juntas, dor nos músculos, dor por trás dos olhos, com presença ou não de manchas avermelhadas e/ou coceira. Diminuição de apetite, náuseas, vômitos e diarreia podem ser observadas por 2 a 6 dias. As manifestações hemorrágicas, como sangramento nasal, gengival, petéquias, vômitos e fezes com sangue, podem ser observados em todas as apresentações clínicas de Dengue. A transmissão ocorre pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado.
De 1º a 15 de janeiro do corrente ano já notificamos 24 casos suspeitos de dengue, deixando o município em alerta, pois deste total, 20 foram notificados na segunda semana epidemiológica, dos quais 02 apresentam sinais de alerta.
Ao analisarmos os dados, verificamos que os casos suspeitos encontram-se espalhados em todo território municipal, constatando-se também que os locais de maior concentração de casos são os bairros do Monumento, Santa Sofia e Santo Antônio.
Outro dado de relevância para conhecimento público são os locais onde identificam-se os focos: são potes, tambores e depósitos ao nível do solo demonstrando que com cuidados básicos como cobrir os depósitos em sua residência a dengue pode ser controlada.
Nesse contexto é importante estar preparado para apresentar uma resposta eficaz e oportuna.
Assim, a Secretaria Municipal de Saúde vem alertar a população para os cuidados com a dengue, adotando os seguintes procedimentos:
? Manter a caixa d?água sempre muito bem tampada;
? Fechar bem sacos plásticos com lixo e manter a lixeira tampada;
? Lavar com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vês por semana a vasilha com água dos animais;
? Deixar a tampa do vaso sanitário e caixa de descarga sempre fechado;
? Retirar a bandeja da geladeira e lavar com água e sabão sempre;
? Lavar com bucha e sabão as paredes internas de tonel e depósitos de água pelo menos uma vez por semana e tampar com tela aquele que não tenha tampa própria;
? Tratar a água da piscina com cloro, limpar uma vez por semana e se não for usá-la cobrir bem, se estiver vazia, coloque um quilo de sal no ponto mais raso;
? Verificar calhas e bicas se estão entupidas;
? Retirar água acumulada nas lajes;
? Guardar pneus velhos em local coberto de forma que não acumule água;
? Guardar garrafas pet ou de vidro e baldes com a boca para baixo.
DENGUE, COMBATER É FÁCIL SÓ NÃO PODE ESQUECER.
Referência
MINISTÉRIO DA SAÚDE ?Guia de Vigilância Epidemiológica ? 8ª Ed. 2010, Brasília, Brasil.
Cibele Azevedo Silva
Coord. de Vig. Epidemiológica
Romenito Guilherme de Melo
Coord. de Controle de Endemias
Petrúcia Maria de Matos
Sec. Mun. De Saúde de Santana do Ipanema
Nota Técnica Vigilância em Saúde ? Santana do Ipanema nº 01
Nota Técnica Vigilância em Saúde ? Santana do Ipanema nº 01
SaúdeSecretaria Municipal de Saúde - Santana do Ipanema 17/01/2014 - 15h 18min Imagem Ilustrativa

Comentários