Camerata Pró-música de Alagoas realiza concerto em Santana do Ipanema

Cultura

por José Malta Neto

A Camerata Pró-música de Alagoas, sob a regência do Maestro Max Carvcalho e com a participação da soprano Elvira Rebelo, realizou neste domingo(12) um concerto especial de música clássica em Santana do Ipanema.

A apresentação aconteceu logo após a Santa Missa que foi celebrada pelo Padre Adalto Alves Vieira, que ao encerrar a celebração anunciou a apresentação. Disse na sua fala de que tratava-se de um momento insólito e cedeu as dependências de Igreja exatamente por ter tudo a ver as músicas que foram apresentadas com a religiosidade. Solicitou aos presentes que permanecessem para prestigiar o concerto.

O diretor do SWA Instituto, José Malta fez as considerações iniciais, agradecendo a Deus a sua mulher Sônia Carvalho pelo apoio para a realização do evento e aos patrocinadores que acreditaram na sua ideia de trazer música clássica para o sertão, cumprindo assim o papel social do instituto no tocante a cultura.

O evento só foi possível devido ao apoio recebido da Paróquia de Senhora Santana (Pe. Adalto Alves Vieira), Universidade Federal de Alagoas ? UFAL (profesosa Andréa Brandão e o diretor do Campus Sertão, Professor Agnaldo), José Albérico de Souza Azevedo e das empresas: Portal Maltanet, Ortho & Estética (José Bento de Melo Filho), Cosméticos & Cia, Centro Médico Homeopático (Avelar Alécio), OSACRE, Casa O Ferrageiro, Supermercado Ouro Branco, Telecom Celular e Internet, Dr. Racose Marques Oliveira, Escola de Educação Básica Caminho Novo, Laboratório Senhora Santana, Supermercado Nobre, Lourinho Atacado, Center Pão e Mais Mármore.

A camerata executou as seguintes peças:

- Pompa e Circunstância (trecho da Marcha n. 1, de E. Elgar)

- Cantate Domino (extrato do Oratório \\\\\\\\\\\\\\\"Judas Maccabaeus, de G. F. Händel)

- Jesus, alegria dos homens (extrato da Cantata n. 147, de J. S. Bach)

- Pastorale (D. Zipoli)

- Come again: sweet love doth now invite (J. Dowland)
Elvira Rebelo, soprano

- Mariä Wiegenlied (M. Reger)
Elvira Rebelo, soprano

- Maria Magdalene (A. Gabrieli)

- Sicut Cervus (G. P. Palestrina)

- O Isis und Osiris (da ópera \\\\\\\\\\\\\\\"A Flauta Mágica, de W. A. Mozart)
Claudio-Alexandre, baixo

- Hallellujah! (do Oratório \\\"Messiah\\\", de G. F. Händel)

- Ave Maria Sertaneja (Luiz Gonzaga)
Elieser Cassimiro, barítono

- Ave Maria (Bach/Gounod)
Elvira Rebelo, soprano

Apresentamos a seguir um vídeo da última peça apresentada.

[video=121114_ave_maria_elvira]

CAMERATA PRÓ-MÚSICA DE ALAGOAS

A Camerata Pró-Música de Alagoas, dirigida pelo maestro Max Carvalho, foi criada em 2003. Tem como pilar a formação de plateia em música de concerto, além da pesquisa e execução da música universal e brasileira, com ênfase na música do Brasil colonial. Ao longo de sua trajetória, participa de concertos no projeto Concerto aos Domingos e de edições de importantes festivais como Nordeste Cantat, Encoral, Artecoros e Encorama, além de diversos concertos em Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Em 2006 realizou concerto no projeto Artes no Palácio, no Museu Palácio Floriano Peixoto, além do Concerto de Natal no Quartel do Exército, em Maceió, com participação especial da Banda de Música do 59º BIMTz. Em 2007 apresentou concerto com o programa Música do Brasil Colônia e Música Antiga, no Teatro Deodoro. Em 2008, em comemoração aos cinco anos de atuação da Camerata, promoveu o Concerto de Inverno na cidade serrana de Mar Vermelho. Ainda em 2008, participa como grupo residente da Mostra Pró-Música de Alagoas nas cidades de Maceió, Marechal Deodoro e Mar Vermelho, tendo como convidadas o soprano Marília Vargas e a alaudista Silvana Scarinci, além de participar, em outubro do mesmo ano, da abertura do concerto do pianista Arthur Moreira Lima, no projeto Um Piano pela Estrada, em Marechal Deodoro. Na cidade de Marechal Deodoro realizou temporadas de concertos em diversos equipamentos culturais como o concertos de Páscoa, concertos de Natal, concertos com o programa Solistas Pró-Música, além de concertos em edições da Feira Literária de Marechal Deodoro (FLIMAR).

Nos anos de 2005, 2008, 2009 e 2010 organizou concertos com a Orquestra de Câmara do Conservatório de Música de Sergipe nas cidades de Aracaju, São Cristóvão, Itabaiana, Maceió, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco. Encerrando as temporadas do projeto Concerto aos Domingos de 2010 e 2011, promove concertos pelos quais obtém grande sucesso de público e de crítica, com repertório composto por obras de Bach, Händel, Purcell, Praetorius, Lully e Vivaldi, no Concerto Barroco e, no Concerto de Natal, com extratos da ópera La Bohéme (G. Puccini) e canções de compositores brasileiros, além de tradicionais peças natalinas. Em 2012 apresentou concerto no lançamento do projeto SESC Partituras, com um programa com obras de Alberto Nepomuceno, Yara Costa e Alberto Costa e com motetos do Pe. José Maurício Nunes Garcia, além de produzir recitais nas cidades de Olho d?Água das Flores, e em Batalha, no Circuito Batalhense de Música Instrumental. Tendo como um dos principais objetivos a democratização do acesso à música de concerto, a Camerata Pró-Música de Alagoas, em comemoração aos seus dez anos de atividade, encerra o ano de 2013 com vários concertos em diversas cidades do Estado de Alagoas.

MAX CARVALHO (Maestro)
É pós-graduado em Ópera e Estudos Músico-Teatrais e é mestrando em Interpretação Artística pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), em Porto, Portugal. Graduado em Música pela Universidade Federal de Alagoas e pós-graduando em Regência Coral pelo Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro. É sócio-fundador da Associação Brasileira de Regentes de Coros e foi vice-presidente da Federação Alagoana de Coros na gestão 94-97. Membro da Associação Brasileira de Educação Musical, da Academia Alagoana de Cultura e da Academia de Letras e Artes do Nordeste, recebe em 2007 a ?Comenda do Mérito Educativo Alagoano?, maior distinção honorífica concedida a educadores que tenham prestado relevantes serviços à Educação em Alagoas, e em 2012 a ?Comenda Aurélio Viana? concedida pela Câmara Municipal de Maceió. Foi regente fundador do Coral Cantarte, que atuou fortemente durante dez anos em Alagoas e em diversos estados brasileiros com grande êxito de público e de crítica. Participou de importantes eventos ligados à música de concerto, entre eles a Convenção Internacional de Regentes de Coros, em Brasília, Seminário de Regência Coral, em Fortaleza, Festival de Inverno de Domingos Martins, no Espírito Santo, Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, em Juiz de Fora, Festival de Inverno do Rio de Janeiro, Oficina de Música de Curitiba e Encontro de Música Antiga de Olinda, além de inúmeros festivais nacionais e internacionais de coros. Participou do Master Class de Regência Orquestral com o maestro Kurt Masur, promovido pela Orquestra Sinfônica Brasileira, além de ter tido a oportunidade de participar de cursos e oficinas dirigidos por grandes nomes da regência e de diversas áreas da música de concerto, tais como Homero Magalhães Filho (França/Brasil), Carlyle Weiss (EUA), Karine Serafin (França), Fátima de Brito (AL), Eduardo Lakschevitz (RJ), Cristina Tourinho (BA), Eduardo Xavier (AL), Cláudio Modesto (ES), Pe Pedro Ferreira (RN), Rita Namé (AL), Luiz Carlos Peçanha (RJ), Marco Aurélio Licht (RJ), Nestor Wennholz (RS), Natércia Lopes (ES), Selma Britto (AL), Edmundo Hora (SP), Júlio Moretzsohn (RJ), Ângela Pinto Coelho (MG), Valéria Mattos (RJ), Henrique Lins (PE),

Flávia Vieira (RJ), André Muniz (RN), Mário Assef (RJ), Fernando Madaleña (Uruguai), Ueslei Banus (RJ), Carlos Alberto Figueiredo (RJ), Eduardo Lopes (França/Brasil), Mara Campos (SP), Ricardo Rocha (RJ), Osvaldo Ferreira (Portugal/Brasil), Rui Taveira (Portugal), Barbara Francke (Alemanha/Portugal) e Robert Houlihan (Irlanda). Realiza desde a fundação da Camerata Pró-Música de Alagoas, em 2003, diversos concertos em cidades de Alagoas, Pernambuco e Sergipe, tais como os concertos de Natal do projeto Concerto aos Domingos, dirigido pela pianista Selma Britto e da realização da Mostra Pró-Música de Alagoas, em 2008, tendo como convidadas o soprano Marília Vargas e a alaudista Silvana Scarinci. Em outubro do mesmo ano, realiza concerto de abertura do concerto do pianista Arthur Moreira Lima com a Camerata Pró-Música de Alagoas, no projeto \\\\\\\\\\\\\\\"Um Piano pela Estrada\\\\\\\\\\\\\\\", na Praia do Francês, Marechal Deodoro-AL. Em 2012 participa como regente e diretor artístico da Camerata Pró-Música de Alagoas no concerto de lançamento do banco de partituras do SESC. No seu repertório constam obras de compositores como Purcell, Vivaldi, Buxtehude, Mozart, Luís Álvares Pinto, Lobo de Mesquita, Nunes Garcia, E. Aguiar, Bruckner, Poulenc, Stravinsky, Britten, L. Berio e os alagoanos Eduardo Xavier e Islene Leite. Professor efetivo do Conservatório de Música de Sergipe entre 2004 e 2006, foi regente fundador da Orquestra de Câmara daquela instituição, com a qual realizou inúmeros concertos em Alagoas e Sergipe. Diretor Artístico e Regente Titular da Camerata Pró-Música de Alagoas, assina a direção do projeto Pró-Música Juvenópolis, que tem como objetivo a implementação de um sistema de educação e performance musical com a comunidade e com crianças e adolescentes em risco e vulnerabilidade social atendidos pelo Instituto Juvenópolis, além de projetos de fomento à música de concerto na cidade de Marechal Deodoro/AL. Desde 2012 integra o Estúdio de Ópera da ESMAE como regente e como cantor, tendo atuado nas óperas The Fairy Queen (Purcell), Diálogos das Carmelitas (Poulenc) e A Flauta Mágica (Mozart).


ELVIRA REBELO (Soprano)

Brasileira, natural de Maceió, o soprano Elvira Rebelo é pós-graduada em Ópera e Estudos Músico-Teatrais e mestranda em Interpretação Artística pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), em Porto, Portugal. É também graduada em em Canto pela Universidade Federal de Alagoas, na classe da Profª Ms. Fátima de Brito, e pós-graduada em Ensino da Música pela mesma instituição. Participou de diversos festivais no Brasil, tais como o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, em Juiz de Fora, Oficina de Música de Curitiba, Encontro de Música Antiga de Olinda, Mostra Pró-Música de Alagoas e Festival de Inverno do Rio de Janeiro, nos quais foi selecionada como solista para obras como Mater Dei Creatoris (Mozart), sob regência de Homero Magalhães Filho e trechos de óperas como Le Nozze di Figaro (Mozart), atuando como Susanna, sob a direção do soprano argentino Rina Baffa Puig. No Ópera Studio da Oficina de Música de Curitiba atuou como Medea, em trechos da ópera Medée (Cherubini), e na Aufstieg und Fall der Stadt Mahagonny (Weil), atuando como Jenny Smith, sob a direção de Carlos Harmuch, Ruy Maciel e Marília Vargas. Participou também de montagens de obras como Requiem e Die Zauberflöte (Mozart), Funeral Music of Queen Mary e Praise the Lord, O Jerusalem (Purcell). Em 2010 é selecionada entre mais de 500 candidatos de diversos países para compor a Academia do Coro do Schleswig-Holstein Musik Festival, na Alemanha, no qual participou de master class e de diversos concertos, nos quais executou obras de Bruckner, Buxtehude, Reger, Rheinberger, Zielenski, Mäntyjärvi, Penderecki e Górecki, bem como as obras Requiem (Fauré), Gloria (Vivaldi), Sacred Mass (Schumman) e Choir Fantasy (Beethoven), sob a regência de grandes nomes como Rolf Beck, Christopher Hogwood, Christoph Eschenbach, Stefan Parkman e Bob McFerrin. Participa ainda de gravação de CD com o Schleswig-Holstein Festival Chor Lübeck e o Ensemble Orchestral de Paris, com obras de G. Fauré, sob regência de Rolf Beck. Ainda em 2010 realiza diversos recitais com a Camerata Pró-Música de Alagoas, culminando no Concerto Barroco, no projeto Concerto aos Domingos, interpretando obras de Händel, Bach, Purcell, Lully e Vivaldi.

Em 2011, numa promoção do Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, atua como solista do curso Solo/Tutti, sob direção de Eduardo Lopes (maestro e professor do Conservatório Nacional Superior de Música de Bordeaux, França), e, no qual executa peças de W. A. Mozart, L. Berio, F. Poulenc, B. Britten e D. D?Adamo. Sob a regência de Ueslei Banus (maestro e professor do Conservatório Brasileiro de Música), participa de concertos interpretando Liebeslieder Waltzer op. 52 (Brahms) e como solista convidada, de concerto realizado no CCBB? RJ, no qual executa obra Rejoice in the Lamb op. 30 (Britten) e peças que executou com a organista Domitila Balesteros, Pie Jesu (Fauré) e Quia Respexit (Bach). Ainda em 2011, realiza, sob a orientação das professoras Fátima de Brito e Selma Britto e do maestro Max Carvalho, recitais na cidade de Marechal Deodoro-AL, na UFAL e no IHGAL, nos quais interpreta trechos da ópera La Bohéme (Puccini), atuando como Mimi. Em 2012 participa como solista no concerto de lançamento do banco de partituras do SESC com a Camerata Pró-Música de Alagoas. No mesmo ano participa como primeiro soprano solista da Choir Fantasy (Beethoven), sob regência de Ueslei Banus, no Projeto Candelária-RJ. Vencedora dos 3º e 2º prêmios da categoria Master do concurso de Canto Salvalírico, em 2009 e 2012. Em 2013 integra o Estúdio de Ópera ESMAE atuando como La Princesse, em l\\\\\\\\\\\\\\\'Enfant et les Sortiléges (Ravel); Night, The Plaint, 1st Woman e 2nd Fairy, em The Fairy Queen; Blanche de l\\\\\\\\\\\\\\\'Agonie du Christ, em Diálogos das Carmelitas (Poulenc) e Pamina, em A Flauta Mágica (Mozart), com encenação de Peter Konwitschny. Atua como solista e preparadora vocal da Camerata Pró-Música de Alagoas, dirigida pelo maestro Max Carvalho, com quem iniciou seus estudos em Música. Recebe orientação vocal do soprano Leila Guimarães, no Brasil e do Profº António Salgado, em Portugal.

Comentários