Prefeitura coordenou frentes de trabalho e vida da população começa a voltar a rotina normal
Os dias que sucederam o forte temporal que derrubou árvores, casas, além de ter provocado diversas avarias na cidade de Palmeira dos Índios, foram fundamentais para devolver a normalidade na rotina de vida da população. Homens e máquinas à serviço da Prefeitura trabalharam diuturnamente, divididos em frentes de trabalho, com a responsabilidade de retirar entulhos, galhos e muitas árvores que tombaram sobre ruas e avenidas.
Os trabalhos exigiram perícia e, principalmente, planejamento. Diversas ruas e avenidas da cidade tiveram de ser interditadas. Agentes da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) auxiliaram o trabalho de 25 homens, uma retro escavadeira, uma pá carregadeira e duas caçambas.
?Tivemos que realizar uma operação emergencial para fazer com que a vida da população palmeirense pudesse voltar ao normal?, frisou o prefeito James Ribeiro, que sobrevoou a cidade para avaliar os estragos.
No cruzamento das ruas Graciliano Ramos e Sebastião Ramos, a queda de uma árvore destruiu uma central telefônica. Os telefones fixos da região permaneceram mudos por dois dias. A mesma árvore quebrou ainda um poste e o pedaço do muro de uma residência, que já está sendo reconstruído.
No centro da cidade, vários estabelecimentos tiveram suas fachadas comprometidas. Na rua Francisco Ferreira Barbosa, a queda de uma árvore deixou uma família presa dentro de casa. A chuva, acompanhada da forte ventania, fez com que algumas árvores de grande porte [algumas delas centenárias] fossem arrancadas pela raiz.
O sistema de energia elétrica também ficou comprometido. O temporal atingiu redes de transmissão e distribuição em alguns locais. Árvores caíram sobre os fios provocando curto circuito. Técnicos da Eletrobras e da OI trabalharam de forma intensa para regularizar o fornecimento de energia em diversos pontos do município.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Jesimiel Pinheiro, os pontos mais críticos se concentraram nos bairros Maçonaria, Eucalipto e Centro. ?Recebemos vários telefonemas da população residente nestas comunidades. Felizmente não tivemos nenhuma morte ou danos mais graves?, frisou o secretário.
Palmeira recupera estragos após sofrer com forte temporal
Geralpor Adalberto Custódio 17/01/2011 - 10h 00min Assessoria

Sobrevôo mostrou total dimensão dos estragos na cidade
Comentários