Organização do atendimento educacional especializado, noções de orientação e mobilidade, aparelhamento das salas de recursos multifuncionais e psicomotricidade e educação. Estes são alguns dos temas da capacitação oferecida para 80 professores da capital e do interior sobre o Educar na Diversidade, que acontece até a próxima sexta-feira, dia 21, no Ritz Plazamar Hotel Maceió. Esta é mais uma ação da Gerência de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Gereesp/SEE).
Joelina Cerqueira - gerente de Educação Especial da SEE
Segundo a gerente de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Joelina Cerqueira, esta é uma ação ligada diretamente ao Plano de Ações Articuladas (PAR) que pretende melhorar a qualidade do ensino oferecido e facilitar a aprendizagem. ?O que se pretende é dar condições para o professor trabalhar com a criança com deficiência tanto no ensino regular quanto nas salas de recursos multifuncionais?, garantiu.Cerqueira evidenciou que este curso beneficia diretamente 40 professores de Maceió e 40 do interior do Estado. ?Todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) trouxeram representação para participar dessa capacitação?, relatou.
Ela acrescentou também que até a próxima sexta serão tratados temas como, por exemplo, o brincar na proposta pedagógica da educação básica, estudos sistemáticos sobre o jogo, a sexualidade da pessoa com deficiência, a educação da pessoa com surdez, brincadeiras, jogos e músicas na educação básica.

Sônia Helena Costa Galvão de Lima - palestrante e professora
A palestrante disse que, às vezes, os professores utilizam determinados instrumentos e, nem sempre, têm o conhecimento da sua real importância. ?Quando eles tomam conhecimento dessa importância o instrumento ganha um novo sentido. Ao contar uma história, por exemplo, o professor estimula a percepção auditiva, a linguagem e a criatividade dos alunos?, esclareceu.

Sineide do Nascimento Araújo - da Escola Cyro Acciolly
Comentários