Campanha contra o Glaucoma em Olho d?Água das Flores

Saúde

ASCOM / Olho d'Água das Flores

A Prefeitura de Olho d?Água das Flores, em parceria com a Secretaria de Saúde e o Hospital de Olhos de Palmeira dos Índios ? HOPI, promoveu esta terça-feira (18), mais uma etapa da campanha de identificação de portadores de glaucoma, campanha que foi lançada em março.

A doença atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina do olho humano. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode levar a pessoa a cegueira.

De acordo com a programação, as atividades aconteceram durante o dia inteiro, no Clube Social Luiz dos Anjos. Segundo o secretário de saúde Rubens Moura, os exames serão ofertados gratuitamente e terão como público-alvo as pessoas com idade a partir de 40 anos, portadores de diabetes e hipertensão, portadores de glaucoma ou com histórico familiar da doença.



Glaucoma

Doença caracterizada por aumento de pressão intra-ocular, com progressiva perda visual. Pode ocorrer em qualquer idade, com maior incidência em pessoas com histórico familiar de glaucoma, da raça negra e após os 40 anos de idade. Os danos causados pelo glaucoma são irreversíveis.



Prevenção

É necessária a identificação da doença o mais precocemente possível por meio de exames oftalmológicos. O tratamento é realizado com colírios, e em alguns casos há indicação de cirurgia.

Comentários