Produção animal será discutida em simpósio de Zootecnia

Geral

Diego Barros - Agência Alagoas

Profissionais, estudantes e pesquisadores se reúnem para tratar de criação, nutrição, empreendedorismo no campo e impactos ambientais

Produção alagoana será abordada em Maceió

As questões mais pertinentes sobre criação de animais no campo para fins comerciais e o cenário nacional da Zootecnia estarão em debate nos dias 12, 13 e 14 de maio, durante o Simpósio Alagoano de Produção Animal, que será realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), no Jaraguá, em Maceió.

O simpósio vai tratar da produção animal no Semiárido e dos seguintes temas: nutrição de equinos; empreendedorismo; fontes protéicas e energéticas alternativas na produção de aves; alimentação de animais exóticos criados em cativeiro; impacto ambiental de produção de bovinos de corte; cultivo de peixes e maricultura.

Organizado pelas coordenações dos cursos de Zootecnia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Maceió e Arapiraca e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) em Santana do Ipanema, o evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

Para o zootecnista Sílvio Azevedo, gestor do Programa Alagoas Mais Ovinos, a produção de animais no Semiárido alagoano que mais tem dado resultados é a de bovinocultura de leite e a ovinocaprinocultura (criação de ovelhas e cabras). ?Isso se explica por conta do fator ambiental, da possibilidade de produção de forragens e da adaptabilidade desses animais, além do manejo feito pelos produtores?, explicou.

Categoria quer um conselho representativo ? Segundo a professora Ida Tenório, do curso de Zootecnia da Uneal em Santana do Ipanema, uma das lutas dos zootecnistas é pela criação de um conselho representativo da categoria. ?Atualmente eles estão vinculados ao Conselho de Medicina Veterinária?, lembrou.

Outro desafio, bem maior, é pelo reconhecimento da profissão e sua importância para os criadores e o desenvolvimento do campo. ?Aos poucos os profissionais da área estão conquistando seu espaço; algumas prefeituras até já fizeram concursos e incluíram vagas para zootecnistas?, esclareceu a professora, lembrando que muitos criadores ainda não sabem qual a função do zootecnista.

Como participar ? Os interessados em participar do Simpósio Alagoano de Produção Animal devem se inscrever no Centro de Ciências Agrárias da Ufal ou ligar para o telefone (82) 3261-2221. Mais informações pelo e-mail coordzoo@ufal.br. O evento também é aberto para criadores.
Além da Ufal, Uneal e Seagri, o simpósio tem o apoio da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL).

Comentários