O governador do Estado de Alagoas Teotonio Vilela Filho participou nesta quarta-feira, 07 de abril, do encerramento da colheita da safra de arroz 2009/2010 no Perímetro Irrigado do Boacica da 5ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), localizado no município de Igreja Nova. Os agricultores irrigantes conseguiram neste ano um aumento na produtividade.
A safra 2009/2010 do Perímetro Irrigado de Boacica teve um índice de produtividade médio de 7,5 toneladas de grão por hectare contra 7,3 toneladas por hectare obtido na safra 2008/20009.
De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nelson de Azevedo, o sucesso da safra de arroz 2009/2010 teve como fatores importantes o investimento realizado pela Codevasf na recuperação da infraestrutura de irrigação e a doação de sementes selecionadas no período correto para plantio realizada pelo Governo de Alagoas. ?O Governo do Estado tem sido um parceiro estratégico da Codevasf na execução de políticas de desenvolvimento para os municípios do Vale do São Francisco alagoano. Esse resultado de sucesso da safra de arroz do Boacica exemplifica essa parceria. Esse é o resultado do trabalho conjunto entre a Codevasf, Governo estadual e agricultores, estes últimos são os grande responsáveis pelo aumento na produtividade, pois são eles que fazem o sucesso do perímetro irrigado?, declarou.
Somente em 2009, foram investidos cerca de R$ 2,215 milhões na manutenção da infraestrutura de irrigação do Perímetro de Boacica. Para isso, foram executadas obras de recuperação de trechos de canais de irrigação, recuperação dos conjuntos bomba-motores das estações de bombeamento. Para o pleno funcionamento do perímetro, a Codevasf também investiu em serviços de operação e manutenção, além de realizar obras e serviços de manutenção para redução de riscos de acidentes.
Governador de Alagoas durante entrega de sementes para safra 2010-2011
O governador de Alagoas também reconheceu a Codevasf como uma importante parceira e anunciou novos investimentos a partir da parceria do governo estadual com a companhia. ?Iremos disponibilizar um técnico da secretaria estadual de agricultura para prestar assistência técnica exclusiva aos agricultores do Boacica?, afirmou Teotonio Vilela Filho.As sementes utilizadas pelos agricultores do Perímetro Irrigado do Boacica foram doadas em 2009 pelo Governo do Estado por meio de seleção pública realizada pela Comissão Estadual de Sementes. Essa foi a segunda vez que os agricultores irrigantes do Boacica participaram da seleção. Durante a visita do governador, também foram distribuídas novas sementes para a safra 2010. Desta vez foram repassadas 130 toneladas de sementes de arroz e feijão, contra 80 toneladas distribuídas no ano passado. O Perímetro Irrigado de Itiúba no município de Porto Real do Colégio deverá receber 70 toneladas de sementes selecionadas.

Agricultor Manuel Mateus agradece apoio da Codevasf e do Governo do Estado na safra 2009-2010
Ao final da solenidade, o superintendente da Codevasf conduziu o governador Teotonio Vilela a um lote do perímetro para que ele acompanhasse o final da colheita do arroz. Ele também acompanhou o processo de secagem do arroz após a colheita.
O Perímetro Irrigado do Boacica é um projeto de irrigação criado em 1982 no município de Igreja Nova para aproveitamento dos recursos hídricos do Rio Boacica, um dos principais afluentes do Rio São Francisco em Alagoas. O perímetro possui uma área irrigável de 3.334 ha com 767 lotes de pequenos agricultores que cultivam arroz, cana-de-açúcar e desenvolvem atividades de piscicultura, entre outras. A área média de cada lote é de aproximadamente 4 hectares. A cultura do arroz responde por 60% da área plantada.
Além do governador do Estado, o encerramento da colheita de arroz também foi prestigiada pelos prefeitos de Igreja Nova Neilton Silva, de Penedo Israel Saldanha e de Porto Real do Colégio Rita Bonfim, pelo secretário adjunto de agricultura e desenvolvimento agrário José Marinho, além do coordenador do Conselho Administrativo do Distrito de Irrigação de Boacica Manuel Mateus, agricultores irrigantes e técnicos da Codevasf.
Comentários