Na final da tarde de segunda-feira, dia 29, aconteceu a I Caminha Ecológica pela Água, que fez parte das ações da Semana Integrada da Água. O evento organizado pela Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. A saída aconteceu às 17 horas, saindo do Largo do Maracanã e percorreu as ruas Pedro Brandão, Siqueira Campos, Cônego José Bulhões, Barão do Rio Branco, as praças Manoel Rodrigues da Rocha e Senador Enéas Araújo e finalizando na Rua Coronel Lucena Maranhão até chegar ao seu destino final que foi a Praça Dr. Adelson Isaac de Miranda.
Durante todo o percurso a população por onde passava a caminhada pôde observar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes da rede municipal de ensino das escolas Santa Sofia, Senhora Santana, Durvalina Cardoso e José Francisco de Andrade. Fizeram parte dos trabalhos cartazes e faixas desenvolvidos pelos alunos das unidades escolares. Além das escolas participaram também os parceiros que contribuíram com o evento como CODEVASF e CASAL, além dos agentes de endemias que trouxeram a tona questões pertinentes a situação da dengue em nosso município. Toda a caminhada contou com o apoio da Polícia Militar, na orientação do trânsito e a imprensa local que cobriu todos os momentos do evento.
Na chegada a praça Dr. Adelson Isaac de Miranda, houve uma culminância para apresentações socioculturais de trabalhos desenvolvidos pelas escolas e pela comunidade em geral. Na oportunidade, foram exibidos ao público presente alguns vídeos dentro da temática ambiental e apresentações culturais da Escola Municipal Santa Sofia, contou também com a apresentação do cordelista e educador ambiental Ademir Santana, além dos grupos de HIP HOP da ONG ACEMA e The Black of Boys com membros da Casa do Menor.
A praça estava toda preparada para receber o público, e contava também com stands dos parceiros do evento, como: a CODEVASF que mostrou a história da instituição, as ações desenvolvidas e principalmente as obras de esgotamento sanitário e a mudança na qualidade de vida da população; contou também com a CASAL que distribuiu panfletos de orientação a população quanto as formas de consumo e o uso racional da água, além de explicar como funciona toda a rede de abastecimento de água, e como chega a água nas residências; a Secretaria Municipal de Saúde, através dos Agentes de Endemias falaram e distribuíram materiais sobre a dengue.
O evento contou com a participação de toda comunidade escolar envolvida, além de membros da municipalidade, órgãos parceiros e organizadores da Semana Integrada da Água. Estiveram presente durante a caminhada ecológica e culminância na praça: o secretário de agricultura Jorge Santana, o diretor de Meio Ambiente Rogivaldo Chagas, as coordenadoras pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação Zaira e Jeane, o Assessor de Políticas para a Juventude Emmanuel Alencar, o coordenador de Endemias Ricardo Malta, o professor Fábio Campos que agora faz parte do Núcleo de Educação Ambiental do município, Arleid, Solange Marcelino e Ademir Santana que são técnicos da CODEVASF.
Na oportunidade o diretor de Meio Ambiente Rogivaldo Chagas falou de sua felicidade pela interação de todos em prol de um tema bastante evidente no mundo hoje, da importância de um trabalho educativo para solução dos problemas, afirmou ainda, que esse processo educativo será a marca das ações de meio ambiente, comentou ainda sobre a importância de preservar a água para o futuro da humanidade, falou também sobre o que cada um de nós podemos fazer pelo meio ambiente para consequentemente melhorar a qualidade de vida da população. Como o momento era da água, falou da conscientização e sensibilização da comunidade para a proteção dos rios e nascentes, bem como seu uso racional. Logo após o discurso do diretor a professora Zaira comentou sobre a importância do engajamento dos jovens no processo de preservação da água e parabenizou a iniciativa do executivo, que através do departamento de meio ambiente tem pensado na problemática e enfatizou que todos juntos podem mudar o mundo para melhor. Numa outra fala o professor Fábio Campos comentou sobre a situação da água do mundo, e falou do que estamos fazendo hoje será reflexo amanhã para nossa população. De uma maneira histórica o professor fez lembranças como era a questão da distribuição de água em Santana do Ipanema, e lembrou significativamente do ?burrico? que ao longo das estradas de nosso município ia buscar água e matar a sede dos sertanejos santanenses.
Caminhada ecológica fecha a Semana da Água em Santana do Ipanema
GeralRosivaldo Chagas 30/03/2010 - 15h 00min Levy Malta Fontes

Comentários