Delmiro Gouveia: Campus do Sertão da Ufal inicia aulas

Educação

Clayton Santos

A Universidade Federal de Alagoas deu início na manhã desta segunda-feira (15) às aulas do Campus do Sertão. Situado em Delmiro Gouveia e com Polo em Santana do Ipanema, o Campus do Sertão oferece 8 cursos de nível superior: Geografia, História, Letras (Língua Portuguesa), Engenharia Civil, Pedagogia e Engenharia de Produção em Delmiro; e a partir do segundo semestre Ciências Econômicas e Ciências Contábeis em Santana.

?No PSS da Ufal de 2010 já oferecemos 560 vagas para o Campus do Sertão, contemplando jovens de mais de 32 municípios sertanejos. Jovens antes com pouquíssimas opções que antes ou se deslocavam a Maceió, ou a Arapiraca ou, simples e tristemente, ficavam sem ter onde estudar. Com mais esta ação da Ufal, o que queremos é transformar Alagoas em um estado mais socialmente justo e com mais desenvolvimento humano e social?, afirmou Ana Dayse.

O início das aulas em Delmiro, para 320 alunos de 6 cursos, foi marcada por aula inaugural com presença de pró-reitores, da comunidade delmirense e de demais autoridades, como o senador Renan Calheiros e o deputado Givaldo Carimbão. O professor Cícero Péricles, da Faculdade de Economia e Administração (FEAC) da Ufal, proferiu conferência com título ?Interiorização da Ufal e Desenvolvimento Alagoano? e o coral de servidores da Universidade, o Corufal, fez apresentações artísticas.

Tanto a reitora Ana Dayse, como o vice-reitor Eurico Lobo, fizeram questão de destacar o apoio das prefeituras envolvidas no projeto. ?Em Santana a prefeitura tem sido uma parceria aguerrida e fundamental e em Delmiro, onde as aulas começam hoje, esta parceria foi uma das responsáveis por este sucesso na implantação do Campus. Os municípios da região estão de parabéns pelo apoio e serão imensamente beneficiados com a chegada da Ufal em suas regiões?, afirmou o vice-reitor.

A instalação da Ufal em Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema faz parte do pacote de investimentos na expansão do sistema de ensino superior público nacional capitaneado pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação (MEC).

Só no Campus do Sertão os investimentos chegarão a R$ 12 milhões com previsão de contratação de quase 90 professores mestres e doutores, dos quais cerca de 20 já foram concursados e empossados para começar, a partir desta segunda-feira, as aulas em Delmiro Gouveia.

Comentários