13 de dezembro dia de Santa Luzia de Siracusa

Contos

Por Padre Adauto Alves Vieira

https://www.acidigital.com/noticias/hoje-e-celebrada-santa-luzia-padroeira-dos-olhos-53014

Hoje, em toda a Igreja, celebramos a memória de Santa Luzia de Siracusa, virgem e mártir da Igreja dos primeiros séculos. A virgem, de cujo martírio fazemos memória, morreu por ocasião das perseguições travadas pelo imperador Diocleciano, em épocas nas quais não era fácil decidir-se por Jesus Cristo, em tempos nos quais não não era fácil ser cristão.

É interessante o costume que se criou entre os cristãos de invocar a intercessão de Santa Luzia como protetora da visão. É bom que se saiba, que, "o episódio da cegueira, ao qual ordinariamente chama a atenção as imagens de Santa Luzia, está provavelmente vinculado ao nome: Luzia (Lúcia), derivado do latim, lux, lucis (=luz), elemento indissolúvel unido não só ao sentido da vista, mas também à faculdade espiritual de captar a realidade sobrenatural. Por este motivo Dante Alighieri, na Divina Comédia, atribui a Santa Lúcia ou Luzia a função de graça iluminadora".

Que pela intercessão da virgem e mártir Santa Luzia, que carregou sua cruz, seguindo em tudo os passos de Jesus, o Senhor nos conceda a coragem para que suportemos as dificuldades da vida! Que o exemplo desta virgem e mártir, inspire, sobretudo, nossos jovens, a fazer de seus corpos verdadeiras hóstias puras, oferecidas como sacrifício ao Senhor, o Rei dos mártires! Que estes, possam, do mundo e da carne, vencer as suas ciladas e seduções!

Que o Pai de bondade, o Pai de Jesus Cristo, nos santifique por inteiro, naquelas dimensões que compõem o nosso ser - espírito, alma e corpo - conservando-nos puros e imaculados, para o Advento de Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo! Que de tal modo nos encontremos, que sejamos dignos de ser ser admitidos em Seu Reino de paz! Que "na Sua luz vejamos nossa luz!".

Comentários