A renomada escritora gaúcha Lya Luft publicou, no decurso de 30 anos de sua bem-sucedida trajetória literária, duas dezenas de títulos. Mas não para por aí. No dia 13 de maio, na capital paulista, ela lançou mais uma obra de arte: “Múltipla escolha”.
A Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV e internet) prestigiou o evento e no Portal Boa Vontade trouxe (www.boavontade.com) detalhes do encontro: “Dividido em quatro capítulos, o livro analisa situações do cotidiano, apresentando dicas para o leitor refletir intensamente sobre as escolhas que toma ao longo da vida e, principalmente, sobre os enganos. Na concorrida noite de autógrafos, a autora dedicou um exemplar ao diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), com a mensagem: ‘Ao Paiva Netto, abraço amigo e admiração da Lya Luft’”.
Grato, Lya Luft. Sempre admirei sua capacidade de transpor para o papel, com as tintas de seu talento, as mais variadas experiências experimentadas nas relações humanas.
Ao navegar pela internet, nas madrugadas prazerosas de reflexão e trabalho, deparei-me com texto de sua autoria que, se me permitir, brindarei meus leitores: “(...) Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho. Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar. Olhe-se no espelho...”.
É como costumo dizer: O que esculpe a nossa Alma são as ações que praticamos. Somos aquilo que pensamos e fazemos.
MUTIRÃO SOCIAL
O mês de maio é especial para a LBV no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a Instituição estará celebrando, na próxima quarta-feira, 26/5, a partir das 14 horas, 55 anos de profícua atuação no Estado. Já o Lar e Parque Alziro Zarur, em Glorinha/RS, comemorará, em 28/5, também às 14 horas, bodas de ouro no atendimento à comunidade local. Na cidade de Pelotas/RS, a LBV festeja igualmente 55 anos ao lado do povo, no dia 31/5, no mesmo horário. Esses eventos integram as comemorações dos 60 anos da LBV e reservam ao público diversas atividades, a exemplo da exposição de fotos que destaca os programas socioeducacionais realizados pela Obra nas referidas localidades. Na capital gaúcha ocorre, ainda, o grande Mutirão Social e de Cidadania da LBV, com corte de cabelo, orientação psicológica e jurídica, manicure, orientações sobre saúde bucal (escovação e aplicação de flúor), verificação de glicose e pressão arterial, além de brincadeiras para as crianças.
Saiba como participar dessa festa que Você, com a sua doação, ajuda a realizar. Outras informações, ligue: (51) 3325-7000.
AINDA OS 50 ANOS DE BRASÍLIA
Sônia Clariano Sabatine, de São José dos Campos/SP, enviou-me um e-mail em que relata: “Tenho acompanhado (via internet) seus artigos pelos jornais do Brasil, que têm nos apresentado sempre temas atualíssimos, que fazem parte dos nossos desafios como país e das nossas preocupações como pais e cidadãos. Gostaria de, por meio desta, parabenizá-lo pelo artigo ‘Brasília: a construção de um ideal’. Nele, ressalta o cinquentenário da nossa capital, apresentando os fatos históricos e espirituais que fizeram surgir no Planalto Central uma cidade bela, de arquitetura moderna, com excelentes índices de qualidade de vida e com a responsabilidade de abrigar a administração do nosso país”.
Grato, Sônia, por sua manifestação.
RUMO À ÁFRICA DO SUL
No site www.paivanetto.com, o internauta tem a possibilidade de registrar seus comentários sobre os assuntos aqui abordados. Lígia Moreno, de São Paulo/SP, me escreveu: “Sou fiel leitora dos seus artigos, os quais muito aprecio. Mas em particular — ‘Brasil rumo à África do Sul’ — mexeu profundamente com meu coração e minha memória, pois é citada a palavra do treinador Dunga, da Seleção Brasileira de Futebol, enfatizando a importância do patriotismo. Veio-me então a lembrança de antiga preocupação sua com este tema: conscientizar os brasileiros a amar e a valorizar o seu país. Parabéns!”.
Prezada Lígia, dar valor às raízes, sem xenofobia, é também passo decisivo para a autoestima de um povo.
José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com
Comentários