Os livros À Sombra do Umbuzeiro e À Sombra do Juazeiro tem incentivado muitos santanenses e se tornarem poetas, contistas, cronistas ou simplesmente contadores de causos ou casos, eu sou um desses.
No dia 02 de fevereiro de 2009 fui acompanhado de Aline para a cidade de Olivença, antigo Capim, para acompanharmos os shows na praça pública, evento alusivo ao cinquentenário do município.
Chegando ao local do evento uma das primeiras pessoas que vi foi o nosso querido Capiá, uma das revelações do mundo literário iniciado pelo nosso Portal e perpetuado nas duas obras que citamos acima. Estava em companhia de D. Maria sua mulher e de uns amigos, confortavelmente instalados tomando à tradicional Rum Montilha, quantos litros beberam não sei, ouvi falando de algumas meiotas, mas não me preocupei em saber de que. Até cheguei a perguntar se não era Novo Rumo.
Por cerca de três horas estivemos no mesmo local. Eu saia um pouco para fazer algumas imagens para o Portal Maltanet, mas voltava para esse ponto que era em frente ao pinguim, na praça central da cidade.
Por diversas vezes senti a ausência do amigo Capiá, e não era para tirar a água do joelho, a não ser que fosse a outro banheiro que não o da residência, que era mais próximo, se o fim de suas saídas fosse esse.
Como foram várias, numa dessas perguntei a D. Maria para onde ia tanto Capiá e ela prontamente respondeu.
- Vai tirar os casais que ficam se esfregando no carro...
Daqui a pouco chega o protótipo de Frei Damião com seu tênis muito arrumado, bermuda e o tradicional chapéu de couro feito em Monteirópolis.
Neste momento eu não resisto e vou logo perguntando:
- Como é que você faz para tirar os jovens que procuram seu carro para namorar Capiá?
- Ele prontamente responde: Chego a certa distância aperto no alarme, as laterais acendem e aquele sinalzinho faz com que os namorados esfregadores saiam logo, pois o dono está chegando.
Esse ritual foi feito várias vezes até as três da manhã quando nosso amigou foi dormir em sua propriedade Novo Rumo.
Vão se esfregar noutro lugar ...!
06/02/2009
Comentários