"Também o Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem e compra aquele campo” (Ev. de Mateus 13.44).
Essa é uma parábola de Jesus, uma forma figurada de mostrar uma realidade do Reino dos Céus e da vida espiritual. A parábola retrata um homem que encontra um tesouro escondido no campo, fato comum entre o povo de Israel no passado e, vende tudo quanto tem e adquire esse campo com o tesouro, ato legítimo entre esse povo.
Mas nessa parábola há uma lição espiritual importante para todos nós. O que ela de fato tem a nós ensinar? Vejamos:
A preciosidade do reino dos céus é inigualável – vida eterna e bênção sem fim. O valor do Reino excede muito aos dos tesouros mais ricos deste mundo ou às preciosidades existentes. Mesmo assim, a sua riqueza passa despercebida da maioria das pessoas. Veja, o tesouro estava escondido na terra e muitas pessoas passaram por ele durante meses ou anos e nunca o viram. Esse homem da parábola o viu! E ai ele vende tudo quanto tem e com alegria compra o campo com o tesouro. Sabes a razão pela qual as pessoas não conseguem enxergar a preciosidade de Jesus, do Seu Reino? E porque seus olhos interiores, da alma estão voltados somente para o material, para o mundo ou estão fechados às coisas de Deus, ou estas não têm valor algum segundo a sua aferição de valores.
Há tantos que estão passando pela vida humana e não percebem no dia a dia o valor do Reino de Cristo que se manifesta de várias formas (essa singela mensagem procura transmitir o valor do Reino), e passam pela vida sem encontrar o Tesouro Escondido – Jesus Cristo, seguindo suas vidas totalmente vazias das riquezas de Deus.
Mas aqueles que uma vez enxergaram o valor do Reino desistem alegremente de tudo o que têm para obtê-lo. Quem se encontra com Jesus Cristo, desiste de tudo o que é carnal, renuncia seus prazeres e apetites mais gulosos, deixam para trás qualquer coisa que Deus detesta e passa a viver a vida com Cristo com exuberância.
É assim quem recebe a salvação, quem é alcançado pelo amor de Jesus. O apostolo Paulo diz em Filipenses 3.7,8 que desistiu de tudo por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus. Paulo perde todas as coisas e as considera como refugo, para ganhar a Cristo.
A Bíblia fala que “Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa” (Hebreus 11.24-26).
Sei que há muitos tesouros no mundo: há prazeres fáceis, caminhos largos, ofertas irrecusáveis, presentes fantásticos... Há tanta coisa. Moisés tinha tudo isso no Egito, mas escolheu outro caminho, o caminho que o conduziu a um Tesouro Incorruptível, Eterno nos céus. Moisés estar vivendo e desfrutando desse Tesouro na eternidade. Porque tudo na terra passa.
Há um Tesouro diante de você: Jesus Cristo, Ele mesmo, vivo e eterno. Não passe por Ele como se nada fosse. Ele é a maior riqueza que você pode encontrar nesse mundo.
Pense nisso!
Comentários