RECONCILIEM-SE COM DEUS!

José Vaneir Soares Vieira

“Rogamos-vos pois da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus ” (2 Coríntios 5.20).

A Bíblia incisivamente manda que os homens se reconciliem com Deus, que façam as pazes com Ele e que retirem aquilo que tem gerado essa permanente intriga entre a criatura e o Criador.

O ser humano está em desavença com Deus por causa de seus pecados, pois enquanto ele vive nos seus caminhos de pecado e morte torna-se inimigo de Deus (Isaías 59.2). Isaías diz ainda que “eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; pelo que se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles” (Isaías 63.10).

O ser humano nasce em pecado (Salmo 51.5) e vive a prosperar no pecado durante toda a sua vida, separando-se de Deus e aprofundando-se permanentemente no mal. E essa vida de iniquidade para com Deus que gera não somente a separação entre Deus e a sua criatura, mas estabelece essa inimizado, tornando-se o homem inimigo de Deus. Tiago diz que “qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4,4), de forma que o mundo com seu sistema controlado pelo Maligno, com todas as pessoas dele participantes, tornou-se inimigo declarado de Deus. O mundo luta contra Deus, pois considera Ele como inimigo, sendo que o ser humano não ama Deus, desobedece a Ele, vive em seus caminhos de morte e de iniquidade, não tendo qualquer temor e respeito ao Criador.

Deus vai tratar com seus inimigos no Juízo Final, pois a Bíblia declara que Ele já estabeleceu um Dia em que irá julgar os homens e mulheres. “Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou” (Atos 17.31). E é no livro de Apocalipse 20.11-15 que esse Dia se cumpre, quando Deus julga todos os seus inimigos e dá a eles a recompensa pelos seus erros, pecados e afastamento Dele.

Sabes a razão por que o apóstolo Paulo insiste que o homem se reconcilie com Deus? Porque sendo o homem inimigo de Deus, Ele vai julgar suas criaturas que não se reconciliaram com Ele neste mundo.

Jesus veio ao mundo, pois Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo. Jesus veio destruir a parede que separava o homem de Deus e Sua morte tornou isso possível, visto que Ele satisfez toda a Justiça de Deus, pagando o preço total exigido por Deus para que Sua Justiça não fosse aplicada sobre o homem com ira e destruição.

É preciso se reconciliar com Deus, pois “se uma pessoa não se arrepende, Ele afia sua espada, preparou seu arco, deixando-o pronto” (Salmo 7.12), para com eles entrar em Juízo, dando-lhe a retribuição a esses seus inimigos.

Reconciliar-se com Deus consiste no trabalho do ser humano reconhecer seu estado de pecado e iniquidade que o torna separado de Deus, pois “todos pecados e estão privados da glória de Deus” (Romanos 3.23). Reconciliar-se com Deus é a obra mais importante na vida do homem, visto que o aproxima novamente do Criador, removendo todos os pecados e tornando esse mesmo homem uma pessoa habilitada a estar com Deus na eternidade. Reconciliar-se com Deus é o único caminho para escapar do Juízo Final, pois os seres humanos irão à Juízo por seus pecados e seu afastamento e alienação de Deus, sendo a reconciliação a remoção desse motivo. Reconciliar-se com Deus permite o homem restaurar aquela comunhão perdida por Adão e Eva no Paraíso, pois a partir da remoção dos pecados, a pessoa torna a sentir a presença de Deus e a graça permanente Dele. Reconciliar-se com Deus é tornar Deus seu Pai, é ser filho de Deus por adoção, é não mais ser inimigo Dele, mas aluem que pode olhar para o céu e ter paz no coração, pois a espada Dele não mais pesa sobre nós.

Portanto, pensando nestas coisas sérias, reconciliem-se com Deus com toda a pressa, pois Deus está vindo julgar e punir os seus inimigos.

Pense nisso!

Comentários