POR QUE FALAR NELE NOS INCOMODA?

José Vaneir Soares Vieira

"Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse Nome (Jesus) a homem algum” (Atos dos Apóstolos 4.17).

Os apóstolos falaram tanto acerca de Jesus e de sua graça, que toda a cidade de Jerusalém foi cheia da mensagem do Evangelho de Jesus e do Seu Nome. Isso incomodou a todos, especialmente os religiosos, sendo os apóstolos proibidos de falar no Nome Dele.

Hoje, o Nome de Jesus e sua mensagem incomodam as pessoas, não como naqueles primeiros dias do Cristianismo, mas de outra forma. É comum as pessoas não gostarem de ouvir falar de Cristo, ou ler uma mensagem a respeito de Deus, mas especialmente uma palavra que fale sobre arrependimento de pecado, salvação, perdição eterna, morte, céu, inferno... Há algo que leva as pessoas a evitarem tais assuntos; elas não querem se defrontar com essas questões. Ouvir uma mensagem objetiva que trate da condição da alma de uma pessoa é para a maioria algo desnecessário, totalmente descartável ou evitável. As pessoas simplesmente não querem ouvir falar de sua condição espiritual, de sua necessidade de preparar a vida para o encontro com o Criador.

Por que será que falar de Jesus incomoda tanto as pessoas? Acredito piamente que as pessoas são incomodadas pela Mensagem de Jesus em virtude de sua condição espiritual, por estarem elas despidas da Graça de Deus, por viveram em desobediência e pecado. Por terem a certeza dentro delas que não agradam a Deus com suas vidas. Porque elas não estão preparadas para a eternidade. Elas têm a necessidade de serem perdoadas por Cristo e não querem isso, porque implicaria compromisso com Deus. Vivem suas vidas tão descompromissadas com Deus, vivem tão para si mesmas, buscam tão somente as coisas materiais e humanas, que ouvir falar de Dele e da necessidade de salvação, toca na ferida existente na alma, a ferida provocada pelo pecado, porque há uma chaga, uma doença na alma de cada pessoa humana e a única cura estar no próprio Jesus, pois somente através do perdão Dele é que essa chaga poderá ser sarada.

Há pessoas que simplesmente repugnam qualquer idéia de Deus. Quando se lhes apresenta uma mensagem, uma reflexão, um sermão ou mesmo a mera sugestão de igreja, saem para o ataque, combatendo, confrontando, investindo contra aquilo que é sua própria salvação. Jogam tudo contra Deus, se opõe e resistem a qualquer mensagem do Evangelho, tachando dos mais inominados adjetivos. Mas não há razão de ser! Essa é a expressão do ser humano que mais necessita de Deus, porque é a manifestação de uma alma vazia, carente do Criador, necessitada de perdão, da graça divina e da presença Dele.

É verdade que a mensagem de Cristo não é imposta, obrigada. Ela deve ser recebida pela decisão livre, voluntária da pessoa. Deus nos dá a liberdade de escolha, nos apontando o Caminho da vida, mas não nos obriga a segui-lo. Ele nos convence, mas a decisão é totalmente nossa. Se o ser humano quiser seguir o seu caminho de morte, sem atentar ao convite de salvação, Deus respeita.

Não podemos evitar o inevitável, ignorar aquilo é real, fechar os olhos ao que Deus nos mostra. Você pode passar toda a sua vida evitando Deus, ignorá-lo, abafar a voz da consciência e simplesmente seguir o seu caminho, mas tenha certeza que Ele vai esperar você do outro lado da vida, e talvez não seja o melhor momento para se encontrar com Ele.

Pense nisso!

Comentários