POR QUE É MAIS FÁCIL CRER NA MENTIRA?

José Vaneir Soares Vieira

“Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniqüidade” (2 Tessalonicenses 2.12).

A existência humana, a minha e a sua vida, é formada por duas coisas – verdade ou mentira. Nós somos instados a todo o momento, todo dia a acreditar numa coisa ou noutra. Os meios de comunicação os mais diversos tentam nos convencer a acreditar em alguma coisa, mesmo que essa coisa seja mentira, falsa e não tenha nada a haver com a verdade real.

Por outro lado, a Bíblia nos ensina acerca do que é verdadeiro, correto, honesto, digno de se acreditar e seguir. Ela nos ensina acerca de Deus, da salvação eterna, de uma vida melhor na eternidade, de coisas boas que Deus quer dispensar a cada pessoa humana neste mundo, da necessidade que temos de preparar nossa vida para a eternidade.

Mas nós, em que acreditamos? No que a mídia massivamente joga em nossa mente, dia a dia? Nas grosserias que passam especialmente nos programas de televisão, filmes e novelas?

É oportuno perguntar com sinceridade: Por que não acreditamos na necessidade de salvação eterna da alma de cada pessoa, por que não se acredita num inferno real como lugar de tormento, ou por que não se acredita na necessidade que tem toda pessoa de ser perdoada por Deus, ou na necessidade que tem as pessoas de serem libertas do pecado (em suas diversas formas), ou na urgência que tem você de se preparar para a eternidade, ou de que você nos seus pecados estará eternamente perdido, se não se reconciliar com Deus? Por que não acreditamos na Bíblia como a vontade de Deus revelada para nós, mas acreditam na mensagem de Paulo Coelho, em livros psicografados...? Por que as pessoas desprezam tanto as mensagens e pregações que falam de Deus, de advertência da perdição, de perdão de pecados, de Jesus e de como Ele quer salvar a todas as pessoas? Por que não se acredita nas coisas espirituais, do céu ou se despreza tanto isso, não levando a sério? Por que não se acredita num Juízo Final como lugar apenas de Juízo?

Mas por outro lado, por que será que acreditamos tão facilmente em Papai Noel, Superman, Coelho da Páscoa, Espiritismo, Purgatório, que inferno é criação da religião, que todos os caminhos levam a Deus, que religião é coisa de otário e que todas são iguais, que não existe pecado (pois é criação da religião), que podemos adulterar, fornicar, trair o cônjuge, pois afinal não há mal no adultério (assim ensina a novela, o filme, etc)? Por que acreditamos nas lendas do Saci Pererê, Caipora, Lobisomem ou nos Óvnis e ETs, em comunicação com os mortos? Por que cremos que todo mundo vai ser salvo depois da morte, que ninguém será condenado, porque Deus é Pai e Ele vai perdoar todo mundo? Por que é tão fácil acreditar em afirmações e opiniões de apresentadores, artistas, atores, músicos, jornalistas e outros formadores de opiniões da grande mídia e não acreditamos no conteúdo da Palavra de Deus? Por que as pessoas passavam dois dias em uma fila interminável para assistir 2 ou 3 horas de shows da então cantora Amy Winehouse ou ainda dos Role Stones, Paul McCartney, e não conseguem passar 1 hora numa igreja para ouvir algo de Deus? Por que as pessoas gastam dinheiro e sujeitam a vida em um estádio para gritar por duas horas os nomes de jogadores e de um time de futebol, e criticam os crentes quando estes dão glória e louvam ao nome de Jesus, Rei dos reis e Senhor dos Senhores? Por que as pessoas gastam tanto dinheiro (20%, 30% ou mais) em bebida, festas, prazeres, diversão, cigarro, drogas e a lista segue enorme, e criticam tanto os cristãos quando estes dão os seus dízimos (10%) à igreja para manutenção desta e dos projetos por ela desenvolvidos? Por que as pessoas adoram e reverenciam o artista, o músico, o político, o ator-mocinho-matador-sanguinário do filme, e os tem como referenciais para suas vidas, e não adoram a Deus o Criador, antes Dele tem vergonha de mencionar o nome? Por que Deus não é mencionado em eventos sociais, ou seu nome não consta de comemorações importantes de nossa cidade, Estado ou Nação, mas o é (muitas vezes) do Padroeiro, da Senhora, do Senhor do Bonfim, de Iemanjá...?

Depois de tudo isso ainda queremos a benção Dele, o livramento Dele...

Amigo, em quê você acredita? Onde está sua mente e seu coração?

Deixo essa reflexão, esses questionamentos a fim de que possamos pensar melhor e observar onde temos colocado Deus em nossas vidas. Porque dessa resposta, Deus irá nos tratar na eternidade...

Pense nisso!

Comentários