PARTE VII - COMPARAÇÃO ENTRE O TRONO DA GLÓRIA E O TRONO DO JULGAMENTO - i

José Vaneir Soares Vieira

Apocalipse 20. 11 - Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles.

Apocalipse 4.1-3 - Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.


Como dissemos anteriormente, quando olhamos o Trono Branco do capítulo 20 que ora estudamos, e o comparamos com o Trono do capítulo 4 do Livro do Apocalipse, vamos perceber muitas coisas a nos chamar à reflexão. Pensemos nelas agora:

1. DEUS NÃO É DESCRITO NESSE TRONO, MAS APRESENTADO

A primeira questão que quero observar é que no Trono do capitulo 4 há uma descrição, ainda que vaga a respeito do Trono e do próprio Deus que nele se assenta; no entanto, no Trono do capítulo 20 nós temos a Plenitude do Trono, mas nada se fala a respeito de Deus, não há descrição Dele ai, nem mesmo o Nome Dele é aqui mencionado, mas apenas a expressão "o que estava assentado sobre ele". Isso é terrível! E por quê? Porque o maior julgamento que pode recair sobre um povo é quando Deus remove a revelação de Si mesmo dele. É Deus deixar de mostrar sua indignação ao pecado e deixar as pessoas entregues aos seus prazeres e iniquidades. Veja, você tem ouvido e lido durante a sua vida mensagens maravilhosas a respeito do Filho de Deus, da necessidade que você tem de se reconciliar com Deus, de obter Nele o perdão dos seus pecados. Mensagens a respeito do céu e do inferno têm sido passadas a você por meios diversos. Através das diversas figuras e imagens Deus tem sido mostrado a você, a Graça tem se manifestado à sua vida pelos bens que Deus tem dado a você e nisso Ele lhe chama ao arrependimento, à conversão e à vida eterna agora aqui neste mundo humano. No entanto, no Dia do Julgamento, já na eternidade, isso será tirado de você e você não verá mais nada ali. Não haverá pregações para se aprender de Deus, não haverá mais fé, mais Graça, mais perdão, mais chamado ao arrependimento. ACABOU! Não se terá o Advogado para o defender, haverá somente o Juiz, pois Deus vai dizer: "Eu me revelei a você na Terra!", pois "tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu" (Romanos 1:21). Como você quis viver sem Deus na terra, viverá sem Ele na eternidade. Isso vai acontecer se você não for encontrado em Jesus Cristo quando for chamado para a eternidade.

2. NÃO HÁ ARCO-ÍRIS NESSE TRONO

No Trono do capítulo 4 há um arco-íris, mas no Trono da capítulo 20 não há arco-íris. Veja, o arco-íris representa a aliança de Deus com o homem, as promessas Dele para conosco, como Ele fez com Noé. Ele diz em sua Palavra: "Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos" (Isaías 65:2). Olhe para a Bíblia, há promessas e mais promessas de salvação, perdão, regeneração, comunhão com Cristo, vida eterna. Estão ai para todos. Essas promessas de Deus, essas Boas Novas de salvação nos chegam por Jesus Cristo. Ele diz: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome" (João 1.12). E tantas outras maravilhosas promessas ao homem. Mas o que as pessoas fazem com essas mensagens de Deus? Desprezam, enxotam e não dão valor. Há um arco-íris diante de cada ser humano neste mundo hoje. Há um arco-íris de promessa de Deus para perdoá-lo dos pecados, regenerá-lo, dá-lo um coração puro e levá-lo à comunhão com o próprio Deus. Mas naquele Dia não haverá mais acordos, não haverá alianças, não haverá promessas, não haverá um arco-íris no Trono Branco!

Continua...

Comentários