"Necessário vos é nascer de novo" (João 3.7)
Todos nós temos necessidades. São as mais diversas. Temos necessidades de ordem material, como alimento, veste, moradia. Necessidades emocionais, como afeto, carinho, compreensão. E assim podemos perceber uma lista de necessidades que são afetas a nós seres humanos que nos acompanham todos os dias. Elas são da mais simples a mais complexa e nos acodem quando acordamos até o momento em que vamos repousar.
Há uma busca por satisfazer as necessidades do corpo e da mente. Há também uma propaganda diária para nos levar a "compreender" as nossas "necessidades adormecidas", quando os meios de comunicação sempre estão nos bombardeando com coisas de que "necessitamos". É por isso que sempre há coisas novas no mercado consumista. A História humana é a história de pessoas querendo satisfazer suas necessidades.
Mas pense: qual a maior necessidade do ser humano em qualquer tempo ou lugar do mundo? Talvez alguém diga que seja acabar com a pobreza, fome, as guerras (urbana ou entre países) ou doenças, dentre tantas coisas.
Mas as pessoas não pensam na Necessidade das necessidades. E qual é? Nascer de novo! É obrigatório, imprescindível e imperioso. É a condição Sine Qua Non: Sine qua non, ou sem o qual não se pode ser. Ou seja, sem o novo nascimento não se pode entrar no Reino de Deus (João 3.5).
As pessoas não necessitam de uma casa nova, um carro novo ou qualquer outra coisa nova no aspecto material e humano. A maior necessidade das pessoas é nascer de novo, é ter um novo coração, uma nova natureza. As pessoas precisam de um Salvador para lhes salvar. Precisam de um Deus que lhes salve soberanamente ou então permanecerão mortas em seus pecados. Enquanto Deus não perdoar e salvar o homem ele viverá morto em seus pecados para com Deus. O homem precisa desesperadamente de Deus para lhes salvar desse caminho de perdição.
O que é nascer de novo? Não é voltar ao ventre materno e nascer ou nascer em um outro corpo em outra época. Não se trata disso. Nascer de novo é ter o coração mudado por Deus, pois só Ele pode mudar a nossa natureza caída. É ser regenerado pelo Espírito Santo capaz de entrar no coração corrompido e lhe mudar em um coração novo com novos desejos, com novas vontades, com novo pensamento. Deus ao mudar o ser humano Ele o faz por dentro, transformando o vil em belo, o mau em bom, o impuro em puro, o depravado em correto, o pecador em uma pessoa santa, o amante do mundo em um devoto a Deus. Somente Deus é capaz de mudar nossa vida e nos levar a viver prazerosamente para Ele diante desse mundo cheio de tentações e prazeres, pois no próprio homem não há qualquer força capaz para ele sair do seu estado de decadência espiritual e moral.
Pensar em morar com Deus após a morte, depois de viver uma vida de pecado, achando que Deus nos colocará em um lugar bom, porque Ele é bom, é demonstrar desconhecimento elementar da vontade Dele manifesta na Bíblia, pois esta diz que o homem em seu estado caído, em pecado não pode entrar no Reino de Deus, senão após nascer de novo. Por essa razão o Apóstolo Paulo diz em 1 Coríntios 6.9,10: "Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idolatras, nem os adúlteros, nem os homossexuais, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus". Você vê que ninguém em seu estado de perversão pode entrar no Reino de Deus? No entanto, ele diz que, mesmo essas pessoas podem entrar no Reino, se ELAS NASCEREM DE NOVO! Veja o versículo 11: "E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus" (1 Coríntios 6:9-11).
Ninguém pode se enganar por acreditar que vai morar com Deus após a morte quando viveu em permanente estado de pecado. É impossível. No entanto, a condição sem a qual Cristo nos fala é NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO!
Pense nisso
Comentários