INTRODUÇÃO AO TEMA (Apocalipse 20.11-15)

José Vaneir Soares Vieira

Qual a razão de trazer à reflexão um texto de tamanha magnitude como o Juízo Final ou o Julgamento do Grande Trono Branco? Nossa resposta é extraída do próprio Livro do Apocalipse: "Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" (Apocalipse 1.3). O Livro do Apocalipse é extraordinário, pois ele vem nos revelar como será o fim de todas as coisas, não somente em relação a História da Humanidade, mas como todos nós entraremos na eternidade.

Sempre houve uma preocupação do homem em todos os tempos a respeito do fim do mundo, em como tudo irá terminar; no entanto, mesmo com toda essa preocupação com o fim, poucos se perguntam como será o fim de sua própria vida e em como essa pessoa vai se encontrar com o Deus que o criou. Jó no alvorecer da História, faz uma pergunta que é relevante até hoje. Essa é a pergunta de Jó: "Como se justificaria o homem para com Deus?" Jó 9.2. Essa é a questão das questões, a pergunta das perguntas e se nós não a respondermos ou encontrarmos a resposta para ela, estaremos perdidos eternamente.

Deus em Sua Palavra dá-nos a resposta certa à pergunta mais importante da vida. Por outro lado, o Livro do Apocalipse procura nos mostrar em todo o seu conteúdo, como será o fim de todos aqueles que preferiram viver à margem do Seu Criador, buscando somente viver de maneira efêmera a vida, mas também descrever vividamente o eterno bem que espera todos os salvos que vivem em Cristo nesse mundo.

O texto principal que iremos focar neste sermão "O Juízo do Grande Trono Branco", vem mostrar o último momento de todos os seres humanos quando prestarão contas a Deus de suas vidas, mostrando assim que nenhum de nós vive para si ou morre para si, como diz o Apóstolo Paulo em Romanos 14.7. Nós temos uma completa responsabilidade diante de Deus pela vida e por todos os bens que Ele nos deu nesta existência. Não fomos criados e então jogados no mundo para vivermos alienados Dele. Não! Nós viermos Dele e iremos retornar para Ele, quando prestaremos contas de nossos atos, sejam esses para a felicidade eterna, seja para o desprezo e vergonha eterna.

O Juízo do Grande Trono Branco é um momento solene e ímpar. Haverá apenas um Juízo Final e Deus em Sua Palavra nos revela como será, nos mostra antecipadamente como todas as coisas terminarão. E por quê? Porque Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (1 Timóteo 2.4). Deus nos avisou. Ele não está dando conselhos ao homem, mas ele estar avisando de que os homens comparecerão perante Ele um dia para prestar-lhe contas dos seus pecados não perdoados em vida e então, receberem a justa sentença de morte.

Nossa sincera oração a Deus é que Ele quebrante seu coração e abra os olhos do seu entendimento, a fim de que possa compreender a Palavra de Deus e o leve ao verdadeiro arrependimento que gera vida e salvação em Cristo.

Não importa se ao final de sua leitura você simplesmente não acreditar nas palavras aqui escritas ou se você é descrente quanto a esse solene fato posto na Bíblia ou ainda se você permanecer inerte a indiferente quanto ao Juízo Final. A verdade continua sendo verdade porque Deus a falou. É irrelevante o que eu penso a respeito dessas coisas ou o que você acha do assunto. Não é importante a opinião das pessoas cultas ou inteligentes quando aos assuntos da eternidade. O que Deus disse é que é importante e relevante e assume proporções eternas.

A eternidade vai acordar os homens e mulheres descrentes que na vida tiveram oportunidade de amar e servir a Deus e buscar Nele a Pessoa mais importante deste Universo criado: Jesus Cristo, o Filho de Deus, pois toda a Bíblia é escrita para nos levar a Ele e ama-Lo com todo o nosso coração e entendimento (Mateus 22.37), mas ai já do outro lado da vida, na eternidade, será tarde demais, para aqueles que nunca buscaram a Deus, quando foram intimados a fazê-lo, como você o está sendo neste momento.

Portanto, oro para que estas verdades possam acordá-lo desse sono que entorpece sua mente e coração, e que possas enxergar Jesus Cristo e que vivas com os "valores eternos em vista".

Continua

Comentários