A INCAPACIDADE DO HOMEM

José Vaneir Soares Vieira

"Mas ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?” (Ev. de Mateus 16.2,3).

A capacidade do ser humano é indiscutível. Ele é capaz de fazer coisas incríveis em todas as áreas da vida. Especialmene nos últimos anos, observamos o desenvolvimento do nosso mundo em todas áreas, de forma a demonstrar a evolução do conhecimento e sua aplicação prática à vida, bem como a modernização com todas as suas tecnologias.

Ora, as coisas que o homem tem inventado, criado e desenvolvido nos deixam impressionados. O homem é capaz de calcular o peso do mundo ou sabe dizer coisas incríveis existentes no vasto universo. Ele consegue dizer o tamanho e a temperatura do sol e é capaz de invadir o Universo e descobrir astros e outras galaxias. Pode contar quantas estrelas há no céu, medir a velocidade da luz e do som e sabe informar a hora exata do nascer e do pôr-do-sol. Sabe precisamente quanto vêem as tempestades ou as estiagens. Tem capacidade de antecipar certos fenomenos da natureza, podendo salvar milhares de vidas. Pôde levantar o maior prédio do mundo - Burj Dubai, que tem 828 metros de altura. Criou enormes aviões e desenvolveu meios de transportes velozes e incríveis. Construiu o Canal de Suez, ligando o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo, ainda no período de 1859 a 1969, bem como o Canal do Panamá com 81 km ligando o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. Conseguiu a façanha de ir a Lua e viajar ao redor da terra em suas naves. Conseguiu decifrar o DNA e descobriu o Genoma humano, bem como dominar o átomo. É capaz de clonar animais, implantar braços e pernas em pessoas e fazer transplantes de vários órgãos do corpo humano, possibilitando salvar milhares de vidas. Toda a atual tecnologia cibernética é fruto dessa capacidade humana de criar e inovar, criando a chamada nanotecnologia. Mostra assim quão capaz é o ser humano.

Certo que poderíamos listar uma infinidade de coisas, mas não é esse o nosso propósito, pois o que queremos nessa reflexão é mostrar que, conquanto seja o ser humano capaz dessa e de outras milhares de realizações no mundo durante esses últimos anos, especialmente, ele é totalmente incapaz de avaliar e usufruir a Graça de Deus em sua vida; ele não é capaz de entender com sua mente a grandiosidade da morte e ressuirreição de Jesus; ele não consegue entender sua necessidade de perdão para os seus pecados ou sua pobreza de Deus. Não consegue perceber a premente necessidade de se preparar para a morte e seguir na outra vida depois dela. Não entendeu ainda que além desse mundo físico e humano, há outro tão real que é o mundo espiritual (céu – inferno). O ser humano não consegue avaliar de forma simples o amor de Deus por Ele ou sentir a presença do Criador nas grandes obras da Natureza e do próprio Universo, atribuindo a existência desse Mundo à evolução e ao Big-Bang demonstrando a verdadeira irracionalidade de tais teorias.

Isto posto, vemos a incapacidade humana, seu embotamente, sua cegueira para Deus e declara, por outro lado, que nenhuma pessoa por mais inteligente que seja, consegue descobrir Deus, ententer Ele pela razão e lógica humanas. Não é pela razão que conhecemos Deus. Não é prescrutando ossos enterrados, ou remexendo tumbas e escavações do passado (essas apenas vão demonstrar a veracidade da história escrita por Deus), que se vai encontrar o Criador, pois a revelação Dele não se dá por esse caminho.

E qual é o caminho para se descobrir e conhecer Deus?

Jesus nos diz de forma simples, que até o iletrado compreende. No evangelho de Mateus 11.27 Ele diz: “Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho (Jesus) o quiser revelar”. E o apostolo João diz ainda “Não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou” (1 João 4.9) e, “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” (1 João 4.19).

É Deus quem nos ama, nos quer, nos busca, nos chama, vai ao nosso encontro, toca em nosso coração, bate em nossa porta, nos desperta a consciência para Ele, convidando-nos à salvação, ao abraço, ao perdão, a uma vida nova, à transformação. E sabe por quê? Porque não temos capacidade por nós mesmos de buscar a Deus e encontrá-Lo. É por isso que Ele enviou Jesus para morrer por nós e nos salvar. E nesse momento, por meio dessa reflexão, Ele fala com você, te convida a receber Dele a Graça. É Deus indo ao teu encontro, te buscando. Cabe somente a você entender e recebe-Lo!

Pense nisso!

Comentários