Uma educação voltada ao ambiente deve ser o enfoque principal, hoje, da educação como um todo. Na verdade, não existe educação se ela não for ambiental. E a biodiversidade deve ser um dos temas principais quando se enfoca uma educação ambiental, pois é nela que nós devemos pensar sempre que alguma atividade for feita e que pode gerar algum impacto. Devemos pensar sempre no social e no ambiental.
Nós sempre nos perguntamos como estará à natureza daqui a 10, 20, 50 ou 100 anos? Qual seria sua resposta? Seria mais pessimista ou otimista? Na verdade a natureza será e oferecerá o que todos nós determinamos, isto é, somos os responsáveis pelo que acontecer. Na verdade não existe isso que o que fazemos agora será reflexo amanhã, válido apenas para os adultos, todos nós temos seu papel fundamental na responsabilidade ambiental, sejam eles crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, todos possuem capacidade necessária para contribuição sócio-ambiental do planeta.
A natureza reage às ações e atividades realizadas no planeta, e nós moradores deste mundo somos afetados por tais. Alguns exemplos podem ser vistos, como o surgimento de doenças que podem ter surgido a partir do desmatamento de áreas, quando mosquitos transmissores invadiram áreas urbanas. E está acontecendo com freqüência, uma série de animais estão invadindo essas áreas em busca de refúgio e alimento, afetando os moradores de alguma maneira. Num contexto mais contemporâneo, onde está tentando buscar um convívio harmônico entre natureza e humanos, de maneira equilibrada, é uma tarefa difícil, especialmente quando se quer benefícios diretos e imediatos em todas as situações.
Comentários