SANTANA DOP IPANEMA, A CIDADE DAS 7 COLINAS!...

Manoel Augusto

Santana a cidade das 7 colinas ???

Santana do Ipanema, “a cidade alagoana das 7 colinas”, me lembra Roma e Stmbul... não acredita??? Tá rindo de que???... Veja só: Serrote da Micro Ondas; Serrote do Cruzeiro; Alto da Floresta; Serra dos Macacos, Alto da Fé; Serra do Gugi e Serra da Camonga, e ainda nos restam outras colinas!? Roma e Stambul são enternecedoras. Falo não apenas pela grandiosidade de ambas. Roma, a cidade do amoR, a capital de uma potencia Européia e a chefia do Catolicismo. Foi capital do mundo antigo, espraiou domínio sobre muitas Nações, consagrada como uma das bases da cultura européia, dominando as artes a arquitetura e hoje uma das fontes do “design moderno”. Stambul, assim como Roma, é portadora de uma história milenar, complexa e muito curiosa, notadamente pela sua situação geo- estratégica entre os continentes Europeu e Asiático. Suas colinas, assim como as de Roma são admiráveis, com monumentos históricos, castelos e templos, na primeira Católicos, em Stambul representadas pelas Mesquitas Muçulmanas e seus Minaretes.
Santana do Ipanema, a jovem e pequenina povoação tem suas Colinas devoradas pela saga destruidora do meio ambiente, quando na verdade poderiam expressar nosso amor pela natureza e pelo nosso próprio bem estar. São “serrotes pelados”, segundo a linguagem popular, até a IGREJINHA construída com o esforço da comunidade santanense, na colina Alto do Cruzeiro, vem sendo destruída pelo vandalismo hoje tão comum em nosso País. Enquanto as outras se promovem e se consolidam a cada momento, nós aqui regredimos.
Nasci, andei e morei em outras plagas, hoje vivo em Santana, enquanto Roma e Stambul , visito-as ocasionalmente, entretanto a primeira, originalmente denominada de Freguesia de Santana Anna da Ribeira do Panema, surpreende-me a cada momento. Ora pelo lixo que “ornamenta” suas ruas e principalmente o sofrido rio Ipanema e o riacho Camoxinga, ora pelo congestionamento de veículos, dificultando e até impedindo o trânsito , pela ocupação das praças e das pontes com barracas comerciais, algumas construídas em plenas vias públicas, invasão de calçadas e uma desorganização absurda da feira, cujos dias originalmente escalados são: sábados e 4ªs. feiras, na verdade os feirantes ocupam as ruas também nas 5as e sextas feiras, sendo que alguns outros deixam as bancas nas ruas quase que permanentemente , sem se falar da falta geral e absoluta de higiene. O descontrole é tal que um certo Prefeito ao ser questionado por um então fiscal da Prefeitura sobre a dificuldade em receber as taxas municipais da instalação das barracas e pelo conseqüente atraso do seu salário, recebeu como resposta de sua Excelência: cobre as taxas pra você!!! Eu fiquei pasmo diante de tal atitude e expressei minha sublevação. Não sei se tal atitude foi revogada em seguida... ou se chegou a ser implementada. Outras atitudes assumidas na sua gestão permitiram a ocupação de praças, pontes e até de parte do leito do rio Ipanema, estimulando o favelismo. Os demais Gestores municipais fizeram vistas grossas e deixaram que se consolidasse uma política urbana agressiva e desrespeitosa. Pra se ter uma idéia, há construções em calçadas e em plena via pública. Os pedestres em vários bairros trafegam pelo meio da rua, submetido-os ao risco de acidentes. Cadeirantes? Esses são absolutamente impedidos de andar em várias ruas da cidade. Quando falamos aos setores da Prefeitura, ouvimos desculpas e argumentos esfarrapados sempre atinentes a “boa” política de interesse eleitoreiro. A implantação do Plano Diretor elaborado a mais de 6 anos, foi ignorado pela própria gestão que o elaborou. A criação da Região Metropolitana do Médio Sertão que tem Santana do Ipanema como cidade pólo, está dormindo nos arquivos da Prefeitura, e em razão disso, a nossa cidade corre o risco de perder sua liderança. Vários empreendimentos para aqui destinados foram transferidos para municípios vizinhos, no setores, Educacional, Econômico, sócio/cultural e até político.
Alguma coisa temos que fazer para retomarmos ao nosso destino, que acredito não seja o de fracasso!!!

Comentários