A escola não pode caminhar em uma direção contrária a sociedade. Se ela tem em seus objetivos formar um sujeito inteirado com as mudanças sociais, então cabe a ela ter em seu currículo espaços onde abordem os fatos e acontecimentos sociais.
Neste ano de 2010, o país passa por mais um modelo de democracia com a escolha dos governantes para o Brasil, quem irá governar, como irá governar, que propostas estão sendo apresentadas, tudo isso deve ser discutido e a escola é um espaço onde essas discussões podem ser efetivamente travadas de forma a proporcionar a formação cidadã e social dos sujeitos.
Cabe também a escola trabalhar essa temática em sala de aula para informar aos alunos sobre o papel de cada candidato, já que nessa eleição serão vários candidatos que deverão ser escolhidos e todos precisam conhecer o que compete a cada eleito dentro das atribuições necessárias a função política.
Dependendo da sua modalidade de ensino, esse tema deve ser trabalhado de acordo com a realidade de cada escola, com objetivos que atendam as expectativas de todos. A organização curricular da escola precisa contemplar os fatos que acontece na sociedade e a repercussão que esses fatos têm na vida dos alunos em geral.
Os alunos precisam conhecer como acontece o processo eleitoral, cargos e partidos políticos, siglas, filiação, proposta de governo, para isso a escola pode proporcionar a simulação de uma eleição com candidatos, votação, partidos políticos, comício, construção de proposta de governo, com logomarca e slogan, envolvendo todas as disciplinas do currículo, dividindo temas e metodologias para cada disciplina, tendo sua culminância de forma dinâmica e significativa.
Para que a cidadania tenha sentido é preciso que haja testemunho de práticas que levam a ações concretas de participação do povo.
No link www.saladeaula.wikispaces.com/projeto_eleicoes. Você poderá encontrar uma sugestão de projeto feito pelas professoras Andréa Toledo, Rogéria Garonce e Gládis Leal sobre o Projeto Eleições Cidadã.
O vídeo disponível em http://www.youtube.com/watch?v=db2nwottxUs. Apresenta o processo de eleição desenvolvido numa escola em Belém e o interessante é que o vídeo foi construído pelos alunos. Mais uma sugestão para trabalhar a tecnologia na sala de aula.
Luciene Amaral
07 de setembro 2010
Comentários