Com exclusividade para alunos da Escola Municipal Senhora Santana, compomos com muito carinho, uma poesia intitulada “Jogral da Independência” que eles apresentaram, ontem na praça da Bandeira. Baseado no tema da semana da pátria proposto pela secretaria de educação: Brasil uma Multiplicidade de Raças e Cores. Isso fez-nos rememorar entre outras coisas de como aprendemos, quando criança, o significado das cores da bandeira brasileira. O verde as nossas matas, inclusive lembramo-nos instintivamente da Floresta Amazônicas; O amarelo nosso Ouro; O azul nosso Céu e o branco a paz que reina nesta Nação.
Quarenta anos depois, descobrimos que as cores da nossa bandeira, não correspondem a esta realidade citada à cima, tão amplamente divulgada. Pesquisa em enciclopédia virtual (wikipedia), nos faz descobrir o original significado das Cores da Bandeira Brasileira, símbolo máximo de nosso patriotismo, referem-se exatamente a:
O Verde: A Casa de Bragança da qual fazia parte D. Pedro I;
O Amarelo: A Casa de Habsburgo, da qual fazia parte D. Leopoldina; Nota, o losango é um símbolo heráldico ligado ao feminino, reforçando a associação a imperatriz;
NOTA DO CRONISTA: Sem querer ser, mas acabando sendo um pouco mais explícito; Será que o losango da bandeira estaria ali a referir-se ao órgão sexual da imperatriz?
O Azul: Do céu Carioca na manhã(?) do dia 15 de novembro de 1889. Data da Proclamação da República;
NOTA Nº02 DO CRONISTA: Depois reconheceram o erro no Decreto e trocaram de 8h. da manhã para 20h. da noite.
O Branco: O azimute do céu estelar considerando a vista de um observador situado fora da esfera celeste.
OUTRA NOTA DO CRONISTA: Para os leigos, azimute é o arco do círculo do horizonte entre o meridiano do lugar e o círculo vertical que passa por determinado ponto.
Ou seja, é isso mesmo que foi dito.Entendeu? (Eu não)
Acrescento ainda sobre o que foi dito sobre a cor branca uma pergunta que me ocorreu agora, E aonde estaria localizada uma pessoa que está fora da esfera celeste, no inferno?
Há no artigo da enciclopédia uma série de curiosidades, sobre o tamanho original da bandeira, outras sugestões de como ela poderia ter sido, inclusive uma de Rui Barbosa que foi rejeitada (Graças a Deus!). A disposição das estrelas e seus nomes originais. A frase: Ordem e Progresso que é uma abreviatura de: “O Amor por princípio; A Ordem por base e O Progresso por fim” de autoria do filósofo francês Auguste Comte. Enfim uma leitura recomendável.
Logo que casei fui morar em Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas. Havia ali um pingunço que tinha o apelido de Velho Barreiro, a maioria dos professores, da cidade, inclusive eu, foram convocados, pelo Excelentíssimo Juiz de Direito Doutor Otávio Leão Praxedes, pra mesário nas eleições municipais de 1988. Fiquei numa urna localizada na Câmara Municipal. De repente um pequeno tumulto formou-se do lado de fora da Casa Legislativa, saí pra ver o que era. O que vejo, Velho Barreiro podre de bêbado, apontando pro mastro da Bandeira brasileira vazio, gritava a plenos pulmões:
-Só voto se botarem a bandeira do Brasil no alto desse pau!
Vossa Excelência o Doutor Juiz de direito, que visitava naquele instante o local, providenciou para que o símbolo pátrio, cobrado pelo etílico eleitor subisse ao mastro.
Fabio Campos 07/09/2010 É Professor em S. do Ipanema-AL. fabiosoacam@yahoo.com
Comentários