Não tenho tempo para a solidão
Corremos todos os dias, com trabalhos, compromissos, afazeres, já dormimos pensando no que vamos fazer ao acordar. Não temos tempo para nada. A noite está ficando curta, quando me deito já tenho que levantar. O dia não está dando conta do que tenho que fazer. Vinte e quatro horas são poucas, se fossem quarenta e oito horas ainda não bastariam.
Com isso, reclamamos que não temos tempo, mas sempre buscamos estar ocupados com tudo. Criamos situações para nos ocupar. Será que essa busca pelo preenchimento do tempo é para fugir da solidão?
Solidão é está só? Qual seu conceito de solidão? Muitas vezes nos encontramos em momentos onde nos sentimos sós. Mas assustador, é perceber que a companhia de muitas pessoas também nos faz sentir só. Está no meio da multidão e sentir solidão, dói muito mais.
Por que fugimos tanto da solidão? Será que é porque ela nos coloca diante de nós mesmos, das nossas indagações e questionamentos sobre o que estamos fazendo da nossa vida? Acertar ou errar? Está só, nos remete a isso? Aos desejos mais íntimos? Revela-nos o que não queremos saber? O vazio que ela provoca nos incomoda tanto, porque no final é assim que nos sentimos? vazios? Tanto que fazemos e mesmo assim continuamos vazios? Se for esse o sentimento, então o que estamos fazendo das nossas vidas para ter tanto medo de ficar só?
Nada nos garante que em nossa idade mais velha teremos a presença e a companhia de pessoas queridas. Aposentar-se é livrar-se do fardo? É concluir a sua contribuição ou é ser descartado? Que sentimento esse estágio da vida gera? Convivo com muitas pessoas jovens que sonham com a aposentadoria, mas enquanto são jovens elas sabem o que fariam se não trabalhassem mais e quando for idoso o que farão? O que fazer para garantir uma velhice sem solidão? O que fazer para não se sentir sozinho? Você já planejou o que vai fazer quando se aposentar para não se isolar em mundo onde ninguém quer ficar?
Mesmo com tanto trabalho, ocupações, compromissos, nos sentimos muito só. A solidão nos persegue. Mas ela pode ser bem vivida, ser companheira, ou sempre será uma sombra que atormenta as pessoas?
O que é a solidão? Ausência de pessoas ou de sonhos
Comentários