Muito salutar a discussão envolvendo o polêmico tema morfolinguístico, sobre a pronuncia e escrita correta do vocábulo: Presidente ou presidenta? Discutido inclusive aqui no mural de recado. Opiniões contraditórias à parte, parece haver unanimidade de concordância sobre o que diz o “mestre” Aurélio (dicionário Aurélio Buarque) que ambas as formas estão corretas.
Sebastião Malta pondo mais lenha na fogueira traz o questionamento:
-Não se diz estudanta e sim estudante, não se diz ardenta e sim ardente, não se diz adolescenta e sim adolescente.
Acreditamos que tudo depende da etmologia da palavra devido ao radical que a originou.
Pois dizemos elefante para o masculino e elefanta pro feminino.
Por acaso se diz tenente e tenenta?
Obviamente que soa horrível, mas se a regra estiver relacionada ao gênero é claro que estaria correto.
A palavra Manicure por exemplo, é um francesismo; É o aportuguesamento da palavra Manicura; Aquela que cuida das mãos. Este termo no masculino é Manicuro.
Acontece em todo o Brasil neste final de semana o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
Num (teste) Simulado do próprio ENEM que houve com os estudantes de escola pública, esta semana, nas questões relacionadas a língua portuguesa alguns textos traz a baila as novas tendências relacionadas a ortoépia e prosódia. De como a pobreza no cabedal de verbetes ou no domínio do uso do parco acervo que a maioria de nossos estudantes possuem, acaba por ocasionar o surgimento de novos termos criados na internet , por exemplo, o uso de “naum” pra dizer “não” e “vc” pra “você”. E que estudantes internautas estariam levando essas variações morfolinguísticas,pras redações escolares. O que não deixa de ser um tipo de formação de palavras.Por acaso alguém achou estranho quando ao invés de cinema e motocicleta, reduziu-se pra cine e moto?
O tema é interessante e atualíssimo, estamos aí com um a Olimpíada da Língua Portuguesa,sendo implementada. A rede globo de tv promove no programa do Hulck uma competição envolvendo soletramento a nível nacional. Na câmara federal tramita Lei pra evitar o estrangeirismo, na hora de registrar o nome dos filhos.
Diante das circunstâncias perguntamos a você estudante:
-Você vai neste final de semana fazer um ENEN ou um ENEMOM? Um Exame Nacional de Ensino Mais Ou Menos?!
Fabio Campos 05/11/2010 É Professor em S. do Ipanema-AL.
Comentários